Farina e Rochinha: O “Muro” de Lula

Secretário nacional da Juventude do PT e coordenador da comissão de ética do Diretório Nacional do PT falam sobre o PT na cidade de Mossoró-RN

Ex-presidente Lula em Mossoró, no Rio Grande do Norte. Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

No dia 12 de janeiro, nosso roteiro do PT na estrada alcançou a cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte. A mesma cidade que, em setembro de 2008, aguardava a visita do então presidente Lula para a inauguração da Universidade Federal Rural do Semi-Árido-Ufersa. Como acontece até os dias atuais, uma parte inconformada e descrente da capacidade de um presidente operário e nordestino repetia insistentemente: “Lula vem a Mossoró inaugurar um muro!”, sugerindo que Lula fosse inaugurar apenas um muro da instituição. Diferente do que desejavam aqueles que jogam contra o país, Lula inaugurava uma universidade federal no interior do Nordeste e na oportunidade frisou: “Orgulhosamente estou aqui, não para inaugurar um muro, mas para derrubar o muro da vergonha do atraso na educação deste país. Vim aqui para fazer aquilo que os outros, durante décadas não fizeram”.

Criada e aprovada no Governo Lula, pelo projeto de Lei N.11.155 e sancionada no dia 29 de julho de 2005, o “Muro” de Lula se destaca por ser a melhor instituição de ensino superior da Região do Médio e Alto Oeste Potiguar. Atualmente a instituição possui três campi nos municípios de Pau dos Ferros, Caraúbas e Angicos, oferecendo 41 cursos de graduação e 12 pós-graduações.

Na antiga Escola Superior de Agricultura de Mossoró (Esam), em janeiro de 2004, existiam 54 docentes; hoje, a universidade conta com o total de 612 professores e 551 técnicos administrativos. Com a ampliação de vagas criadas pelos governos Lula e Dilma, a instituição possui em torno de 9 mil estudantes matriculados. Vale destacar que recentemente foi inaugurado o curso de medicina, a partir do Programa Mais Médicos e que o curso de Direito da instituição está em 1º lugar nas aprovações da Ordem dos Advogados (OAB).

Em contraste com o perfil étnico e social da antiga Esam, onde apenas os filhos dos grandes fazendeiros e empresários se formavam, hoje na Ufersa, o filho do trabalhador e da trabalhadora está se formando em engenharia, direito, pedagogia, e entre outras várias formações existentes na Ufersa.

Enquanto uns se propõem a construir muros que segregam e distanciam os povos, o “Muro” que Lula inaugurou em Mossoró integra, promove e dignifica a vida das pessoas no semiárido, servindo como fortaleza para o desenvolvimento social e econômico da região.

Viva o “Muro” de Lula!

João Paulo Farina é secretário nacional da Juventude do PT

Francisco Rocha, o Rochinha, é coordenador da comissão de ética do Diretório Nacional do PT

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast