Filiação de Contarato fortalece combate à manifestação de ódio e ao preconceito

Setorial Nacional de Segurança Pública do Partido dos Trabalhadores emite nota sobre filiação do senador, que também é delegado da Polícia Civil

Divulgação

Filiação do senador Contarato fortalece o combate ao preconceito e toda forma de ódio

A coordenadora Estadual de Segurança Pública do Estado do Espírito Santo, Inês Simon Ferreira, e o Setorial Nacional de Segurança Pública do PT celebram a filiação do senador Fabiano Contarato, que visa fortalecer o combate a qualquer preconceito e violações de direitos. Confira abaixo as notas:

Foi com muita alegria que o PT do Espírito Santo acolheu a filiação do senador Fabiano Contarato, que é delegado da Polícia Civil com uma carreira de 27 anos. O senador tem uma história brilhante no senado por suas posturas firmes em defesa dos direitos humanos, a favor do respeito e da igualdade de direitos e oportunidades para todas as pessoas. Sua atuação recente foi brilhante no enfrentamento à homofobia e na defesa da vida durante a CPI da Covid. A elaboração petista sobre Segurança Cidadã se enriquece com a vinda deste militante, que não só acredita, como vivencia na luta cotidiana, as bandeiras mais caras ao PT, que são a inclusão social das populações ainda sem da cidadania plena que são a classe trabalhadora, o povo lgbtqia+, o povo negro, os povos tradicionais, as mulheres, a juventude periférica.

A nossa expectativa é que a pauta da Segurança Pública, ainda tão pouco compreendida na esquerda de um modo em geral, ganhe maior relevância com a presença e o lugar de fala de um senador da República. Como servidor de carreira, nosso companheiro Contarato compreende a luta pelas conquistas trabalhistas de qualificação das carreiras das polícias e agentes da segurança pública. Como cidadão humanista compreende, e já defende na prática, a segurança pública que nós do Partido dos Trabalhadores e Trabalhadoras queremos, que respeita os direitos de cidadania, que não viola direitos fundamentais da juventude negra, das mulheres, do povo lgbtqia+, de índios, quilombolas, ribeirinhos, sem terras e sem tetos. Uma política de Segurança Pública em que a defesa das vidas tenha prioridade sobre a proteção dos patrimônios.

Defendemos uma Segurança Pública Cidadã que integre União, Estados e municípios na elaboração de políticas de prevenção à violência, elaboradas em conjunto pelas áreas de políticas sociais e as agências de segurança. Em que as ações de ressocialização sejam mais fortes que a necessidade de punição por pequenos crimes. Em que as polícias atuem de forma integrada, atendendo às necessidades da população, com abordagens humanistas das demandas, que não tenham como alvo costumeiro de violências os garotos de pele negra. É para se somar a esta luta que convidamos o senador Contarato a contribuir com nossas elaborações no Setorial de Segurança Pública do PT.  Por uma política pública de Estado que garanta o direito das pessoas de circularem em paz nas suas comunidades, das crianças e jovens de irem à escola com tranquilidade, de comerciantes trabalhar e transportar mercadorias em segurança, das pessoas passearem tranquilamente nas vias, praças e parques da sua cidade, sem ser agredidas pela cor da sua pele, pelo gênero que assume ou por sua orientação sexual. Queremos debater e difundir uma cultura de paz na segurança pública através das pautas das candidaturas proporcionais e majoritárias neste ano eleitoral de 2022.

 Inês Simon Ferreira

Coordenadora Estadual de Segurança Pública do Estado do Espírito Santo

Leia também a nota do Setorial Nacional de Segurança Pública do PT:

DE ÚLTIMA HORA

A filiação do companheiro senador Fabiano Contarato marca um momento em que podemos chamar de reforço providencial imprescindível junto as fileiras petistas de combate ao preconceito e ao ódio.

Em um momento em que células nazistas se multiplicam as centenas no país, onde o fundamentalismo religioso por parte de certos segmentos, arraigados com um negacionismo a ciência e, o racismo estrutural presente em nossa sociedade, demonstra o quanto é importante a vinda do companheiro Contarato para a luta contra tudo isso que representa o ideal Bolsonarista.

O assassinato brutal a pancadas do jovem congolês, Moïse Kabamgabe, após ir cobrar o pagamento de serviços prestados junto ao quiosque Tropicália, na Barra da Tijuca, a execução a tiros de Durval Teófilo Filho, de 38 anos, em São Gonçalo, também no Rio de Janeiro, por um sargento da marinha que o “confundiu”com um assaltante, são casos típicos de RACISMO.

Enfrentar o racismo, a homofobia, o machismo, enfrentar o bolsonarismo que é senão a própria face do nazismo, lutar contra o negacionismo e, construir uma segurança pública humana e cidadã, bem vindo companheiro Senador Contarato, estamos muito felizes por estar contigo nesta trincheira de luta.

Abdael Ambruster

Coordenador Nacional de Segurança Pública do PT

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast