Filme da vida de Olívio Dutra é lançado no Distrito Federal

Liderança do PT na Câmara e Sindicato dos Bancários do Distrito Federal lançam obra na próxima terça-feira (14)

Joka Madruga

Olívio Dutra no Acampamento Lula Livre

A Liderança do PT na Câmara, em parceria com o Sindicato dos Bancários de Brasília, promove na próxima terça-feira (14) o lançamento do documentário “O Galo Missioneiro – a trajetória de um militante”, que conta fatos da vida política e pessoal do ex-governador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra. O longa-metragem do diretor Thiago Köche tem 1h10 de duração e é dividido em cinco partes, sempre interligando imagens do passado e do presente.

O lançamento está marcado para as 19h30, no Sindicato dos Bancários de Brasília, localizado na entrequadra 514/515 sul. A exibição é gratuita, e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do Teatro dos Bancários a partir das 18h30.

Segundo reportagem veiculada pelo site Sul21, a primeira parte do filme trata da origem pessoal de Olívio. A segunda narra a luta sindical e o início do PT no estado e no Brasil. Já a terceira aborda a sequência de mandatos que o partido conquistou na Prefeitura de Porto Alegre, a começar pela vitória de Olívio em 1989. A quarta foca na gestão dele como governador e, segundo Thiago Köche, incluindo aspectos positivos e polêmicas, como o caso Ford. “Foi uma orientação até do Olívio que seria importante colocar”, diz. A última parte trata do cotidiano do ex-governador.

“Desde as coisas mais folclóricas, mas reais, que o tornam essa figura humana com a qual as pessoas se identificam, como andar de ônibus, andar de bicicleta todo domingo, viver no mesmo apartamento desde que mudou para Porto Alegre, até reuniões do partido e fatos políticos, inclusive com a Caravana do Lula”, conta Thiago.

Serviço:

Filme: “O Galo Missioneiro- a trajetória de um militante”, de Thiago Köche