Formação: Mais de 2 mil pessoas já iniciaram as oficinas da Jornada

A terceira etapa da Jornada, que já lançou o curso online e tem aulas ao vivo duas vezes por semana, já é uma realidade que envolve todo o país.

Júlia Flôres

Maria do Rosário (PT-RS), secretária nacional de Formação Política

A Jornada Nacional de Formação – Ideias pra vencer! já é a maior formação partidária feita em 40 anos de história do Partido dos Trabalhadores. Com mais de 20 mil inscritas e inscritos, a Jornada tem ajudado pré-candidatas e pré-candidatos a formularem propostas e se prepararem melhor para enfrentar os embates eleitorais que estão por vir.

A Jornada é feita de 4 etapas: curso online, aulas ao vivo, oficinas e 13 desafios para vencer.

As oficinas de formação acontecem de forma digital em virtude da pandemia e o que poderia ser um entrave tem sido uma das principais ferramentas da recém formada Rede Nacional de Formação Política do PT.

“As oficinas são um momento muito importante da Jornada porque oferecem trocas de experiência e vivência, fundamentais para preparação do conteúdo com o qual nós vamos nos apresentar nas eleições deste ano. Todos os pré-candidatos que quiserem podem procurar a secretaria de formação do seu Estado e contar com nosso apoio”, afirma a Deputada Federal e Secretária Nacional de Formação do PT, Maria do Rosário.

Rosário reforça que a organização das oficinas é feita pelas secretarias estaduais. “Em menos de um mês, mais de 2 mil pessoas participaram e quase 100 oficinas foram realizadas em diversos estados, o que demonstra como a Rede Nacional tem funcionado”, destaca.

Quem participa concorda. É o caso de Alana Menezes, jovem pré-candidata do interior de São Paulo.. “É a primeira vez que me candidato, me inscrevi na jornada e tem sido muito importante, porque ela oferece bastante suporte para as eleições”, comenta.

Hélcio dos Santos Ferreira, de Iracema, no Ceará, concorda. ”Essa conexão e reconexão das ideias entre os pré-candidatos a prefeito e prefeita e as pré-candidatas e pré-candidatos a vereadores é fundamental para que nós consigamos de fato uma via capaz de reconduzir o PT em nossos municípios e transformar a vida do povo.”

Os inscritos e inscritas na Jornada de Formação que ainda não participaram das oficinas podem procurar a Secretaria de Formação de seu estado e para saberem quando serão as próximas datas de realização das oficinas. A Secretaria Nacional de Formação e as demais secretarias parceiras da Jornada estão dando suporte metodológico e tecnológico para que elas se realizem.

Os interessados nos estados devem procurar a sua secretaria de formação.

Secretaria Nacional de Formação/PT