Foro de São Paulo lança campanha #NossaAméricapelavida

A campanha defende a ideia de paz, da cooperação e da importância de Cuba no combate à pandemia. A iniciativa busca ainda fortalecer a campanha pelo reconhecimento da brigada “Henry Reeve” com o Prêmio Nobel da Paz de 2021

FSP

Solidariedade pela vida

Nesta quinta-feira, 25, o Foro de São Paulo  (FSP) lança a campanha #NossaAméricapelavida. A partir de seus dois grandes focos, #CubapelaVida e #BloqueoNoSolidaridadSi, a campanha defende a ideia de paz, da cooperação e da solidariedade como eixos para superar os efeitos da pandemia e para o desenvolvimento dos nossos países, além de expor o excelente desempenho que tem tido Cuba no combate à pandemia.

No momento, apesar das dificuldades impostas pelo bloqueio, o país desenvolve 5 vacinas para tratar do novo coronavírus. A iniciativa busca ainda fortalecer a campanha do país pelo reconhecimento dos médicos da brigada “Henry Reeve” com o Prêmio Nobel da Paz de 2021.

Também, desde o início da pandemia, os médicos brigadistas cubanos deram destacada contribuição na luta contra a pandemia, em diversos países do mundo. Por conta disso, o Contingente Internacional de Médicos Especializados em Situações de Desastre e Epidemias Graves “Henry Reeve” foi indicado para o Prêmio Nobel da Paz de 2021.

Uma representação de dezenas de comitês nacionais de paz de quase 100 países assinou a carta de solicitação enviada na última sexta (25) ao Comitê norueguês do Nobel.

Primeiro evento

O primeiro evento acontece nesta quinta-feira, com o painel “Cuba pela vida: experiências de enfrentamento ao COVID-19,  às 10am (horário de Havana | 11am horário de Brasília), com duração de 1 hora e 30 minutos.

O painel contará com a participação de partidos políticos, integrantes do FSP, além de convidados que farão o acompanhamento em tempo real através das redes sociais. Entre as lideranças, estarão representantes de instituições de solidariedade, movimentos sociais e populares.

O objetivo do painel é informar a estratégia de Cuba no enfrentamento da pandemia, denunciar as afetações de bloqueio, recrudescido durante a pandemia; explicar o desenvolvimento da biotecnologia em Cuba; relatório sobre as 4 vacinas candidatas cubanas, apresentar os resultados da colaboração médica Contingente Henry Reeve.

Veja a programação do painel:

Enfrentamento ao COVID e impactos do bloqueio.

Moderadora: Monica Valente

• Painelista 1. Dr. Jose Angel Portal Miranda, Ministro da Saúde Pública. Ele falará sobre a estratégia de controle da pandemia, o impacto do bloqueio e os resultados solidários do Contingente Henry Reeve (apresentação de 20 minutos);
• Material audiovisual que apresenta o desenvolvimento da biotecnologia em Cuba e vacinas contra COVID 19 (3 minutos):
• Painelista 2: Dr. Eduardo Martinez Díaz, Presidente da Biocubafarma. Sobre o desenvolvimento da biotecnologia em Cuba e a produção de vacinas em Cuba (20 minutos de exposição)
• Intercâmbio:
– Dr. em Ciências Vicente VérezBencomo, Diretor Geral do FinlayVaccineInstitute. Sobre as vacinas Soberana 01 e Soberana 02 (10 minutos)
– Dra em Ciências Marta Ayala Ávila, Diretora do CIGB. Sobre as vacinas de Mambisa e Abdala
• Encerramento do painel pelo moderador.

Da Redação.

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast