Gleisi Hoffmann: “Inocente, Lula não pode pagar por pecadores”

“O que está em discussão no Supremo Tribunal Federal é “a suspeição de Sergio Moro em relação a Lula”, afirma a presidenta do Partido dos Trabalhadores, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR)

Ricardo Stuckert

Lula e Gleisi

A presidenta do Partido dos Trabalhadores, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), afirmou nesta quinta-feira que o que está em discussão no Supremo Tribunal Federal é “a suspeição de Sergio Moro em relação a Lula”. Para Gleisi, “a incompetência do juízo é em relação a Lula”.

De acordo com Gleisi, “reverter decisões que devolveram os direitos de Lula, a pretexto de impedir que sejam usadas para livrar outros réus da Lava Jato, é tremenda injustiça”. Isso, de acordo com a presidente do PT, “seria fazer o inocente pagar por pecadores.”

Em pronunciamento no plenário da Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira, a presidenta do PT advertiu para que se faça justiça no julgamento do STF, iniciada ontem, 14. “Lula não pode ter mais um julgamento de exceção”, alertou Gleisi, lembrando fala do ministro Lewandowki dizendo que a “capa” do processo de Lula não pode ter “nome e foto”.

Veja o vídeo:

Anular condenações injustas

A presidenta Nacional do PT enfatizou que Lula “não pode ter mais um julgamento de exceção”, já que ontem (14), o STF fez um debate sobre se deveria ou não o pleno do Supremo analisar a decisão do ministro Edson Fachin que anulou os processos do presidente Lula por estarem no juízo errado, ou seja, “Lula não poderia ser julgado por Sérgio Moro na Justiça Federal de Curitiba”, afirmou Gleisi.

A deputada petista disse esperar do Supremo Tribunal Federal a observância acerca do devido processo legal, e que o STF cumpra o seu papel e mantenha as decisões em relação ao presidente Lula. “E quero deixar claro aos ministros do Supremo: o maior beneficiário pela interdição de Lula chama-se Jair Messias Bolsonaro, o genocida; o homem que está levando à morte milhares de pessoas e à infecção por Covid de milhões”, observou Gleisi Hoffmann.

Gleisi ressaltou, ainda, a fala “corajosa, lúcida e coerente do ministro [Ricardo] Lewandowski, que fez uma pergunta singular: ‘há milhares de processos de habeas corpus, e justamente o de Lula é o que vem para o pleno do Supremo?’ Pois é, essa simples pergunta do ministro Lewandowski mostra como os processos de Lula são tratados, como Lula é tratado”.

Gleisi acredita que o plenário do Supremo mantenha as decisões já proferidas pelo ministro Fachin e pela Segunda Turma do STF, que “começaram a resgatar a credibilidade do Judiciário brasileiro e resgataram os direitos de Lula, mostrando que o juízo era incompetente e o juiz era parcial. Portanto, julgou o Lula tendo lado no processo”, criticou.

Da Redação, com PT na Câmara

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast