Governo Dilma anuncia construção de mais 350 mil moradias

Ampliação manterá a maioria das regras atuais para facilitar os novos contratos. Nova meta do programa é chegar a 3 milhões de residências

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou na quarta-feira (17) a ampliação do programa Minha Casa, Minha Vida. Mais 350 mil unidades habitacionais serão contratadas pelo no primeiro semestre de 2015.

A medida foi divulgada após reunião do ministro com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior e com o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), José Carlos Martins.

O ministro também informou que vai manter as regras da segunda fase do programa, permitindo que a contratação de financiamentos não seja interrompida de um ano para o outro: “Vamos manter a maior parte das regras em vigor, de modo que não haja dificuldade na continuidade do processo e possamos ganhar tempo”, disse.

O benefício fiscal que reduz os impostos federais de 6% para 1% para as empresas do setor que participam do Regime Especial de Tributação (RET), será prorrogado por mais quatro anos.“Foi muito bom. A partir de janeiro, as regras mudariam e os impostos subiriam de 1% para 6%. Com esse anúncio, não haverá descontinuidade do processo”, disse José Carlos Martins.

De acordo com o presidente da CBIC, a manutenção do programa mantém o emprego de 500 mil trabalhadores que estão diretamente ligados nas obras do Minha Casa, Minha Vida.

Até agora a segunda fase do Minha Casa, Minha Vida já financiou 2,550 milhões de unidades. Até o fim do ano devem ser contratados mais 200 mil imóveis, alcançando a meta de 2,750 milhões prevista para o programa.

A terceira fase do Minha Casa, Minha Vida começa no próximo ano e termina em 2018. A meta é financiar a construção de 3 milhões de unidades.

 

Por Aline Baeza, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast