Governo Lula anuncia recursos para educação e infraestrutura no RJ

Presidente visitou, nesta quinta-feira (10), as obras do IMPA Tech e anunciou investimentos no setor aeroportuário e em reestruturação urbana

Ricardo Stuckert

Lula visitou, nesta quinta-feira (10), no Rio de Janeiro, as obras do IMPA Tech, futura sede do novo programa de graduação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA)

O presidente Lula visitou, nesta quinta-feira (10), no Rio de Janeiro, as obras do IMPA Tech, futura sede do novo programa de graduação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA),uma parceria entre o governo federal e a prefeitura municipal. Os ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação vão garantir o custeio da faculdade, com recursos de R$ 55,9 milhões até 2026. Na ocasião, também foram formalizados acordos para reestruturação urbana da região do Porto Maravilha e obras de melhoria do fluxo aeroportuário na cidade.

Durante o evento, Lula reafirmou a prioridade em contribuir para a recuperação do estado do Rio de Janeiro, que enfrentou uma situação de abandono durante o governo passado. “Esse estado é muito importante do ponto de vista cultural. Esse estado pode levar o Brasil para um lado ou para o outro. E eu acho que nós precisamos apostar no Rio de Janeiro, porque tem 27 estados, mas quando você chega no mundo, este daqui é a cara do país. Então nós precisamos fazer com que o Rio de Janeiro receba os investimentos”, disse Lula.

O IMPA Tech vai funcionar na região do Porto Maravilha, um dos principais pólos de cultura, turismo e lazer do Rio de Janeiro e que é localizado no centro da cidade. A estrutura está sendo construída pela prefeitura em um galpão de 10 mil m² e ficará pronta ainda neste semestre. Ao todo, 400 estudantes serão beneficiados. Além da faculdade, o espaço vai abrigar um hub de tecnologia para startups e grandes empresas do setor.

Com previsão para abrir em 2024, o IMPA Tech vai usar o desempenho dos estudantes em olimpíadas do conhecimento, como a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), no processo seletivo. O curso terá ênfase em matemática, ciência da computação, ciência de dados e física.

O IMPA é um reconhecido centro de pesquisa matemática internacional. Oferece cursos de doutorado, mestrado e mestrado profissionalizante. Promove formação continuada para professores de matemática e organiza a OBMEP e o Festival Nacional da Matemática.

Lula relatou ter decidido apoiar o IMPA Tech após receber uma proposta do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. “O que falta muitas vezes é a oportunidade para as pessoas fazerem as coisas que têm que fazer. E, quando veio a proposta do Eduardo Paes de tentar utilizar isso aqui para fazer uma faculdade de matemática, eu não vacilei, porque eu acho que esse país não pode continuar permitindo que os seus gênios vão trabalhar lá fora e estudar lá fora, quando a gente pode formá-los aqui dentro e trabalhar aqui dentro”, afirmou.

O presidente voltou a defender que a aplicação de recursos em educação é um investimento fundamental para o desenvolvimento do país. “Tudo aquilo que você faz e traz um resultado benéfico para as pessoas, para os municípios, para o estado, para a União, na verdade, é investimento, não é gasto. E não tem investimento mais barato do que investir em educação, porque é a educação que vai garantir que esse país seja o país que a gente sonha há tanto tempo, e ele não conseguiu chegar até lá”, pontuou. “Quanto custou para esse país não investir na educação no momento certo?”

Lula também lembrou ter sido muito criticado por aplicar recursos na construção de várias universidades e institutos federais, e disse sentir orgulho disso.. “Eu, muitas vezes, era acusado de gastar muito porque fazia universidade, e vocês não sabem do orgulho que eu tenho de ser o único presidente sem diploma universitário que mais fez universidades nesse país, que mais fez institutos federais, porque é através disso que esse país vai crescer”, afirmou.

Presente ao evento, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, lembrou que foi Lula quem trouxe a Olimpíada da Matemática para as escolas públicas brasileiras. “A Olimpíada de Matemática precisa ser da escola pública, precisa ser daqueles filhos de trabalhadoras e trabalhadores desse país. Ela tem esse caráter, presidente, de garantir acesso a uma juventude popular que pode ver o sonho realizado de formar e trazer uma melhor qualidade de vida para toda sua família”, afirmou.

O ministro da Educação, Camilo Santana, disse que o IMPA Tech “será uma referência para o Brasil”. Ao lembrar que, na sexta-feira (11), será comemorado o Dia do Estudante, ele fez uma homenagem aos medalhistas da Olimpíada de Matemática – vários deles estavam no evento – e a todos os estudantes brasileiros. “Em queria pedir uma salva de palmas para todos os estudantes desse país que sonham com um país melhor, soberano, e a educação é o grande caminho para construir esse caminho da liberdade e das oportunidades nesse país”, disse.

Ainda durante o evento, a presidenta da caixa Econômica Federal, Rita Serrano, e o prefeito Eduardo Paes assinaram Termo de Declaração do Acordo Porto Maravilha, que fará a reestruturação da operação urbana consorciada da região do Porto do Rio de Janeiro e permitirá a ampliação, a articulação e a requalificação dos espaços livres de uso público, visando à melhoria da qualidade de vida dos moradores e à sustentabilidade ambiental e econômica do local.

Já o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, formalizou o apoio da pasta à realização de obras para a melhoria do fluxo aeroportuário no Rio de Janeiro, de forma a facilitar o trânsito de passageiros e incentivar a economia local. Serão realizadas também adequações na pista do Aeroporto Santos Dumont.

Nesta sexta-feira (11), também no Rio, o presidente Lula vai participar do evento de lançamento do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast