Governo Lula reforça vacinação e monitora novas variantes da Covid-19

Duas novas sublinhagens de variante foram identificadas no Brasil. Ministério da Saúde reitera que a vacinação é o principal meio de proteção

Divulgação

Todas as doses disponíveis no SUS são eficazes contra variantes que circulam no país, informa o Ministério da Saúde

Atento à qualidade de vida e saúde do povo brasileiro, o governo Lula reforça a vacinação contra a Covid-19 e monitora o cenário do vírus, que possui duas novas variantes no Brasil, a JN.1 e a JG.3.

De acordo com o Ministério da Saúde, todas as doses disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) são eficazes contra variantes que circulam no país, prevenindo sintomas graves e mortes atualmente. O governo Lula alerta que a principal fonte de proteção é a vacinação. 

O MS recomenda uma nova dose da vacina bivalente para pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos de idade que tenham recebido a última dose do imunizante há mais de 6 meses. 

Variante encontrada no Ceará

A variante JN.1, inicialmente detectada em exames realizados no Ceará, ganha proporção global, correspondendo a 3.2% das detecções no mundo. Já a sublinhagem JG.3, também verificada recentemente no estado nordestino, vem sendo monitorada pelo ministério nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás nos últimos meses. 

As subvariantes foram encontradas em 47 países, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O Ministério da Saúde segue alinhado com todas as evidências científicas, com as recomendações da agência mais atualizadas para o enfrentamento da Covid-19, incluindo o planejamento para vacinação em 2024, que já está em andamento. A Pasta garante que o SUS sempre terá disponível as vacinas mais atualizadas, seguras e eficazes aprovadas pela Anvisa.

Vacinação em 2024

Em outubro, o Ministério da Saúde anunciou, para a partir 2024, a inclusão da vacina Covid-19 pediátrica no calendário nacional de vacinação e a vacinação da população de alto risco para agravamento da doença. A pasta adiantou o planejamento e já está em andamento a aquisição de vacinas para o calendário do próximo ano. O novo contrato prevê o fornecimento das versões mais atualizadas dos imunizantes, desde que aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Além disso, a pasta tem estoque de vacina o suficiente para começar a vacinação de 2024, garantindo a vacinação para crianças e grupos prioritários.

Os dados no Brasil e no mundo apontam que as medidas de prevenção e controle para Covid-19 devem ser reforçadas em crianças para protegê-las das formas graves da doença e amenizar a propagação do vírus SARS-CoV-2 na população em geral.

Por isso, a partir de 2024, a vacinação contra a Covid-19 terá como foco as crianças de 6 meses e menores de 5 anos. Nessa faixa etária, o esquema vacinal completo contará com 3 doses, que deverão ser aplicadas seguindo os intervalos recomendados: 1ª para a 2ª dose: intervalo de 4 semanas; e 2ª para a 3ª dose: intervalo de 8 semanas. A criança que tiver tomado as três doses em 2023, não vai precisar repeti-las no ano que vem.

Após os 5 anos de idade, crianças e adultos que integram os grupos prioritários receberão uma dose de reforço em 2024. São eles: idosos, imunocomprometidos, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, indígenas, ribeirinhos e quilombolas, pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores, pessoas com deficiência permanente, pessoas privadas de liberdade maiores de 18 anos, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema de privação de liberdade e pessoas em situação de rua.

Esses grupos são os que possuem maior risco de desenvolver as formas graves da doença. A inclusão desse público já passou por avaliação da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 (CTAI) e do Programa Nacional de Imunização (PNI).

Enfrentamento da Covid-19 no Ceará

Desde o fim de novembro, o Ministério da Saúde está em contato permanente com as autoridades de saúde do Ceará para prestar apoio ao estado. Uma equipe de resposta rápida e da área técnica de vigilância epidemiológica da Covid-19 da pasta está de prontidão para seguir para o local, assim que for solicitada.

O ministério já enviou ao Ceará um reforço de 900 tratamentos antivirais para casos leves de Covid-19 para idosos com 65 anos ou mais e imunossuprimidos com 18 anos ou mais, além de autorizar o envio de mais 820 tratamentos. Cerca de 35 mil reações para diagnóstico molecular do vírus e 30 mil testes rápidos de antígeno também foram encaminhadas ao estado.

Desde o fim da emergência, decretado pela OMS em maio deste ano, se mantém a recomendação para que os grupos de maior risco de agravamento pela doença continuem a seguir as medidas de prevenção e controle, como o uso de máscaras em locais fechados, mal ventilados ou com aglomerações; além do isolamento de pacientes infectados com o vírus. A recomendação também vale para pessoas com sintomas gripais.

Leia mais: Zé Gotinha está de volta: Presidente Lula lança Movimento Nacional pela Vacinação

Fake News

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, tem alertado à população sobre a circulação de notícias falsas em relação à imunização contra a Covid-19, que desde o início da pandemia ceifou a vida de 700 mil pessoas no país.

Ela atenta para as fake news e enfatiza que a propagação de informações falsas sobre a vacinação contra a Covid-19 é uma “ação criminosa”.

Ela reforça que o governo Lula combate as notícias falsas, e destaca que a ciência comprova a eficácia da vacina contra a doença. “Com a imunização, há o controle do vírus e a redução de casos mais graves da Covid-19, inclusive de óbitos”, destaca.

A campanha de vacinação tem o objetivo prioritário de aumentar as coberturas vacinais, abandonada no governo de Bolsonaro. Desde o golpe em 2016 contra Dilma Rousseff, o Brasil enfrenta queda na cobertura vacinal, situação culminada com a omissão criminosa, como apontou a CPI da Covid no Senado, na compra de vacinas contra o Coronavírus, o que teria salvado centenas de milhares de vidas.

Leia também: Baixa vacinação é grave e triste herança do negacionismo de Bolsonaro

Da Redação, com informações do MS

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast