Haddad critica obras paradas da Transposição do rio São Francisco

Durante ato de encerramento da Caravana Lula Livre, ex-ministro da Educação denunciou medida de Bolsonaro de interromper o bombeamento de água

Ricardo Stuckert

Encerramento da Caravana Lula Livre no ato “Grito do Nordeste”, em Monteiro, Paraíba, pela volta das águas da transposição do São Francisco

A Caravana Lula Livre com Fernando Haddad no Nordeste teve seu ato de encerramento, “o Grito do Nordeste” realizado em Monteiro, na Paraíba, neste domingo (01). Além do ex-ministro da Educação, o povo nordestino recebeu com grande fervor a Presidenta Nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, o líder da Bancada do PT no Senado, Humberto Costa, e diversas lideranças políticas que criticaram o governo de Jair Bolsonaro (PSL) pela interrupção das obras da Transposição do Rio São Francisco.

Em meio a apresentações culturais de artistas nordestinos, o grande ato de encerramento recebeu discursos de resistência aos retrocessos de Jair.

O ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, explicou que as obras da Transposição precisam ser retomadas porque senão toda a estrutura será prejudicada. “Isso aqui não é uma torneira que você abre e você fecha, se a água parar de passar pelo canal, o canal vai deteriorar. Essa é a obra mais importante para a região, que já cresceu tanto com o que Lula e Dilma fizeram. Com eles, o Nordeste chegou a crescer mais de 10% por ano, mas Bolsonaro quer destruir porque ele não tem projeto para o país”.

Haddad também pediu que todo o povo brasileiro lute contra as políticas de Jair que só prejudicam a população e o país. “O povo brasileiro é tolerância, generosidade, oportunidade e amor. A gente gosta das pessoas, e o Bolsonaro não gosta. O que está acontecendo aqui é tão grave quanto o que acontece na Amazônia, o Brasil inteiro precisa de cuidados e nós não vamos esquecer o Nordeste”.

A Presidenta Nacional do PT, deputada federal, Gleisi Hoffmann, relembrou quando ela esteve com Lula na cidade de Monteiro e da felicidade do ex-presidente em saber que estava ajudando a tornar a vida do povo nordestino melhor. “As pessoas estavam fascinadas querendo ver a água que começava a jorrar na Transposição, o São Francisco começava a cumprir sua missão com o povo nordestino, e Lula dizia, naquela época: ‘eu não fiz isso por benevolência, fiz isso por justiça'”.

Gleisi explicou que “Bolsonaro quer privatizar a transposição, não vai, aqui tem luta, o povo nordestino irá resistir, essa obra tem que continuar para beneficio de todos. Nós estaremos ao lado de vocês nesta luta. Nós queremos que a Transposição dê certo, e queremos justiça para aquele que foi o melhor presidente que os brasileiros tiveram na historia”.

Encerramento da Caravana Lula Livre no ato “Grito do Nordeste”, em Monteiro, Paraíba, pela volta das águas da transposição do São Francisco

Para o líder do PT no Senado, Humberto Costa, a tática de Jair Bolsonaro é deixar as obras paradas até que elas se deteriorem para prejudicar o povo. “Nós vamos denunciar que ele quer suspender o abastecimento para deixar essa obra se deteriorar e depois dizer que a culpa foi dos governos anteriores. Nós vamos estar unidos para dizer basta, o Nordeste e o Brasil não aceitam esse presidente e vamos a luta para derrotá-lo”.

“O Nordeste quer lançar um primeiro grito de justiça, que é um grito por Lula Livre, um homem que fez pelo Nordeste mais do que qualquer outro presidente, que construiu com Dilma essa Transposição do São Francisco, e o segundo grito é que não vamos aceitar que ele faça com a obra da Transposição o que ele está fazendo com as políticas do país”, finalizou o senador.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast