Haddad firma acordo para conter violência contra jovens negros

O prefeito de São Paulo assinou termo de cooperação com o Ministério Público Estadual. Parceria vai reforçar ações da prefeitura a partir do programa Juventude Viva

Crédito: César Ogata/SECOM

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT) assinou, nesta quarta-feira (29), um termo de cooperação com o Ministério Público Estadual (MPE) para prevenir a violência contra a juventude negra da periferia.

Segundo o prefeito, a parceria vai reforçar ações que a prefeitura desenvolve a partir do programa Juventude Viva, uma iniciativa do governo federal que tem adesão da capital paulista.

O Mapa da Violência mostra que, em 2012, foram assassinadas 56.337 pessoas no país, das quais 30.072 tinham entre 15 a 29 anos. Destes, 77% eram negros, o que representa 23.160 jovens.

Com os recursos transferidos pelo programa, a prefeitura desenvolve ações a partir de diversas secretarias. Entre elas, atendimento psicossocial a vítimas de violência, oferta de opções de lazer e cultura, internet wi-fi gratuita e promoção de campanhas contra racismo e preconceito.

Para Haddad, o acordo prevê intercâmbio de informações que vão permitir à administração municipal ter um diagnóstico mais preciso dos problemas a serem enfrentados.

O prefeito acredita que isso “vai melhorar o fluxo de informações para que possamos atuar nos territórios de maior vulnerabilidade”, já que o Ministério Público tem um conjunto de informações que pode direcionar melhor essa atuação.

Para a jornalista Gabriela Valim, que atua como articuladora do Juventude Viva em Itaquera, zona leste paulistana, além das parcerias institucionais é preciso reforçar a participação da população nas ações do Poder Público.

“O governo e a sociedade precisam conversar para que a gente tenha uma política acertada, que de fato dialogue com a nossa realidade nas pontas da cidade”, destacou.

O coordenador de Políticas para a Juventude, da prefeitura, Cláudio Aparecido da Silva, disse que as ações buscam não só levar opções de lazer diretamente aos jovens, mas também fomentar iniciativas da sociedade.

Segundo ele, a política do Juventude Viva é preventiva e tenta estabelecer nova trajetória para os jovens, oferecendo mais espaços públicos e a possibilidade de frequentar atividades artísticas e culturais.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da Agência Brasil

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast