Haddad quer 400 Km de ciclovias em SP até 2015

Outras medidas de incentivo à bicicleta foram as inaugurações do do bicicletário público no Largo da Batata e da ciclopassarela sobre a Marginal Pinheiros

A Prefeitura de São Paulo vai construir 400 Km de ciclovias até o final de 2015. Esta é a Meta 97, do Programa de Metas, que será realizada a partir do projeto SP 400km. Este ano, a capital já ganhou 11,6 quilômetros; a meta é fechar 2014 com 200 quilômetros implementados.

Atualmente, a cidade conta com 82,41 quilômetros de vias segregadas exclusivamente para o deslocamento de ciclistas. Nesta semana, a região do Tatuapé, Zona Leste, recebeu o primeiro trecho de ciclovia.  Em julho deste ano, a cidade ganhou mais 10 quilômetros na avenida Cruzeiro do Sul e no centro da cidade. Outras medidas de incentivo à bicicleta como transporte prioritário foram as inaugurações do do bicicletário público no Largo da Batata e da ciclopassarela sobre a Marginal Pinheiros.

Para estimular o uso da bicicleta como meio de transporte na cidade, o projeto SP 400km realizará as intervenções com um custo reduzido, articulado com o transporte público e também visando reduzir acidentes em vias de circulação de ciclistas.

Acompanhamento – O projeto de construção dos 400 quilômetros de ciclovias está articulado com a estrutura de transporte público da cidade. A extensão pretendida se somará aos 150 quilômetros de ciclovias previstas para serem implantadas junto aos futuros corredores de ônibus.

Os novos percursos deverão ser espalhados pela capital conectados com outros modais de transporte, como terminais de ônibus, equipamentos públicos, escolas, praças, parques e locais de trabalho. Nos projetos concebidos pela área de planejamento cicloviário da CET, o custo por quilômetro está estimado em R$ 200 mil. No total, o investimento será por volta de R$ 80 milhões.

Hoje, temos 30,9 quilômetros de ciclovias em construção nas avenidas Cruzeiro do Sul, Eliseu de Almeida, no bairro Jardim Helena (Zona Leste) e em Parelheiros (Zona Sul).

Antes dos novos trajetos que vêm sendo inaugurados desde junho, São Paulo possuía 63 quilômetros de ciclovias. Dentro do projeto SP 400km, já foram inaugurados seis trechos.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da Prefeitura de SP.

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast