Haddad, Wagner e ato inter-religioso encerram dia lotado no Lula livre

Manifestação ecumênica e fala do governador e do ex-ministro lotaram a praça Olga Benário, que recebeu mais de 4 mil pessoas em Curitiba

foto: Ricardo Stuckert

Ato na Praça Olga Benário, Curitiba

Um ato inter-religioso com representantes de diversas crenças abriu a noite de quarta-feira (10) no acampamento Lula Livre. A praça Olga Benário, como foi batizada a esquina que fica a uma quadra do prédio da Polícia Federal e onde se concentram as atividades do acampamento, ficou lotada por militantes e apoiadores de Lula que estão no acampamento, por vizinhos da região e moradores de toda Curitiba. Num dos dias mais cheios até agora, o acampamento recebeu mais de quatro mil pessoas ao longo do dia.

Dos ubandistas aos católicos, passando por anglicanos, muçulmanos, religiões de matruzes africanas e evangélicos, a mensagem das lideranças é de fé na luta e serenidade para os que estão com Lula e para o ex-presidente neste momento de resistência. Durante o dia, atividades culturais animaram a militância com uma peça de teatro organizada pela juventude do MST e a esteia do bloco de Carnaval Lula Livre, que desfilou pelo acampamento.

Ato no acampamento Lula Livre com Jaques Wagner

Na sequência o governador Jaques Wagner e o ex-ministro Fernando Haddad realizaram um ato político, onde ressaltaram que, mesmo com a prisão política de Lula, o presidente segue candidato e será registrado pelo PT em agosto.

“Um ato como este somente é possível porque há tolerância, o exercício de respeitar o diferente. Eu falo isso porque tudo isso que estamos assistindo, a perseguição a este pernambucano de 72 anos, nada mais é que o fruto da intolerância, da mesquinharia de uma elite escravocrata. Essa elite é que tenta transformar um homem inocente, um lutador, um homem que na minha opinião tem um dedo de Deus, em um criminoso. Na verdade eles sabem que o único crime do Lula foi acreditar no povo brasileiro, foi enfrentar essa elite retrógrada, e mudar a equação que existia na economia brasileira”, afirmou Wagner.

Fernando Haddad participa de ato no acampamento Lula Livre

Haddad lamentou que o ódio de uma parte da sociedade tenha prevalecido a ponto de nós levar à situação crítica em que o país se encontra. e agradeceu a militância dos movimentos sociais por marcar presença no acampamento da vigília Lula livre. “Estar aqui é um gesto político em defesa da democracia”, disse. “O que estamos pedindo é a lei e a ordem democrática definida depois da ditadura”, afirmou.

Ato na Praça Olga Benário, Curitiba

O respeito que Lula tem no exterior também foi destacado por Haddad. “Lula é respeitado, é o brasileiro com mais títulos de doutor Honório causa de universidades estrangeiras. Será que elas estão erradas e eles é que estão certos?”, perguntou, ironizando.

Durante a tarde, o vice-presidente do PT, Marcio Macedo, citou o Hino Nacional como resposta às tentativas de criminalização do ato democrático da vigília e de transferência para outro local. “Verás que o filho teu não foge à luta. Não adianta mudarem de lugar, pois nós estaremos lá, na resistência!”

Como ajudar financeiramente a campanha Lula livre

Durante o ato político no acampamento Lula foi anunciado o sistema para receber doações para manter a vigília em Curitiba e Brasília, iniciada nesta terça-feira. As doações devem ser feitas no site do PT. É possível doar com cartões de crédito e débito e também por boletos, gerados no próprio site.

Da Redação da Agência PT de Notícias