História de Benedita da Silva ganha websérie, com apresentação dia 27 no RJ

Série com 5 episódios, idealizada pelos jornalistas Eduardo Bahia (produtor) e George Pacífico (diretor), terá exibição de estreia para convidados (link de cadastro abaixo)

Divulgação

“Fico muito feliz com todas essas homenagens, pois elas estão coroando uma caminhada que já tem mais de 40 anos de muitas lutas e conquistas”, afirma Benedita da Silva

A rica história de vida e as lutas de Benedita da Silva, a Bené, deputada federal pelo PT do Rio de Janeiro, será lançada em websérie na próxima segunda-feira (27), quando ocorre a exibição para convidados no cinema Estação NET Rio, no bairro de Botafogo.

Para participar, basta se inscrever, clicando aqui, já que as vagas são limitadas. O conteúdo estará disponível para o público nos próximos dias no site da produção.

Composta por cinco episódios, a produção, idealizada pelos jornalistas Eduardo Bahia (produtor executivo) e George Pacífico (diretor), com produção da Duozz Filmes, apresenta a própria Benedita narrando histórias familiares e políticas que marcam a sua vida.

Uma das vozes mais importantes da política brasileira na luta e em defesa de direitos e combate ao racismo, Benedita recebeu, no dia 9, da Universal Peace Federation, entidade ligada à ONU, o título de Embaixadora da Paz. Ela foi eleita em maio deste ano como coordenadora da Bancada Feminina da Câmara dos Deputados. Esta foi a primeira vez que uma mulher negra assumiu esse cargo.

Os episódios trazem narrativas inéditas e bastidores da política da parlamentar que já foi vereadora, secretária de governo, vice-governadora, a primeira mulher governadora do Rio de Janeiro, ministra da Assistência e Promoção Social no primeiro governo do presidente Lula e senadora da República. Além de temas como a vida no Morro do Chapéu Mangueira, local de onde iniciou a sua carreira política, e o assassinato da vereadora carioca Marielle Franco.

“Eu fico muito feliz com todas essas homenagens, pois elas estão coroando uma caminhada que já tem mais de 40 anos de muitas lutas e conquistas. Melhor do que ser lembrada, com certeza, é poder ser lembrada em vida”, afirma Benedita da Silva.

A websérie tem como título “Benedita da Silva: nossos passos vêm de longe”. A produção independente vai encerrar as comemorações do movimento “Essa voz que ecoa”, celebrando os 81 anos da parlamentar, comemorados no dia 26 de abril.

O produtor executivo Eduardo Bahia disse que está dialogando com algumas plataformas de streaming a veiculação.  “Esse documentário ‘é essa voz que ecoa’ em grito de resistência e de luta do povo negro do Rio de Janeiro. Benedita é um símbolo de resistência, de luta contra o racismo, essa é a história do povo negro, a história do Rio de Janeiro, a história do PT, a história do Brasil, e essa história precisa ser contada. Trazemos esse documentário com o intuito de relatar as ‘histórias que a história não conta’. Um abraço e uma homenagem à trajetória dessa líder popular que inspira tantas gerações”, disse Bahia.

De acordo com o diretor George Pacífico, produzir a série foi mais que um aprendizado, representou a descoberta de ancestralidade e deu a verdadeira dimensão do tamanho de Benedita e do seu legado, que precisa ser valorizado.

“Bené tem uma força e uma luz que só convivendo para poder entender de fato de onde vem tanta potência. Ela tem uma compreensão e um olhar diferenciados de como as injustiças sociais impactam na vida das pessoas pretas e pobres”, afirmou Pacífico.