Janaína Farias assume mandato como senadora do PT nesta terça (2)

Senadora tomará posse nesta terça-feira (2/4) como representante do Ceará, em consequência da licença de Augusta Brito

Alessandro Dantas

Janaína Farias e Augusta Brito foram eleitas senadoras em chapa com o atual ministro da Educação

O PT no Senado ganhará uma nova senadora nesta terça-feira (2), com a posse de Janaína Farias. Ela assumirá o mandato como representante do Ceará, em consequência da licença de Augusta Brito.

Nascida no município de Crateús, Janaína tem 48 anos e ocupou o cargo de secretária especial na gestão de Camilo Santana durante os sete anos e três meses de gestão do atual ministro da Educação como governador do Ceará.

A futura senadora também ocupou funções nas pastas das Cidades e de Desenvolvimento Agrário na gestão estadual.

Antes de assumir o mandato como senadora, Janaína Farias ocupava o cargo de secretária nacional de Gestão, Inovação e Avaliação do MEC.

Janaína Farias é formada em Turismo pela Universidade de Fortaleza (Unifor).

Augusta Brito focou mandato na defesa da mulher na política

A defesa da mulher e a luta pela educação de qualidade em tempo integral foram dois destaques da gestão de Augusta Brito durante sua passagem pelo Senado Federal.

Formada em enfermagem, antes de assumir o mandato no Senado, Augusta Brito foi prefeita do município de Graça e eleita para dois mandatos como deputada estadual no Ceará.

Assumiu o mandato de senadora em fevereiro de 2023, após o titular do cargo, Camilo Santana, ser escolhido ministro da Educação.

Agora, Augusta deve passar os próximos meses atuando no Ceará no fortalecimento do partido, preparando as eleições municipais.

Tanto Augusta quanto Janaína são suplentes na chapa que elegeu ao Senado o hoje ministro da Educação. Augusta Brito e Janaina Farias são, respectivamente, primeira e segunda suplentes do senador afastado.

No início da atual legislatura, em fevereiro do ano passado, Camilo Santana tomou posse no Senado e em seguida se licenciou do mandato para retornar ao ministério.

Do PT no Senado

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast