Lançamento do volume 2 da biografia de Waldir Pires ocorre em São Paulo

No próximo dia 16, evento comemora o lançamento do volume que traz a continuação da trajetória do político Waldir Pires a partir de 1979

Carlos Augusto/Guto Jads/Jornal Grande Bahia

Na próxima quarta-feira (16), o jornalista, escritor e político Emiliano José lança o segundo volume da biografia de Waldir Pires às 19h na Rua Simão Álvares, 963A em São Paulo.

Na obra, o biógrafo documenta o pioneirismo de Waldir Pires no combate à corrupção, a convite do ex-presidente Lula, com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU), do Portal da Transparência, das leis que tornaram obrigatórios portais estaduais e municipais de acesso às contas públicas, e o Programa de Fiscalização das verbas federais repassadas aos municípios.

No volume 1 da biografia de Waldir Pires, o escritor Emiliano José narra o início da carreira do político baiano. Sua infância, sua juventude, o ingresso na vida públi­ca, os primeiros mandatos parlamentares, a candidatura a gover­nador em 1962, a participação no governo João Goulart, entre outras histórias contadas na obra.

Já no volume 2, Emiliano José conta a volta do político à Bahia para assumir a liderança das oposições, a candidatura ao Senado em 1982, a vitória ao governo da Bahia em 1986, entre outros marcos da carreira de Waldir Pires.

Segundo reportagem do Brasil de Fato, o autor afirma em sua “Carta a Waldir” que o legado do político jamais será esquecido. “Ao evidenciar sua trajetória, com a impressionante carga de acertos, com inescapáveis erros, com vitórias, derrotas, quis homenageá-lo. (…) obrigado por sua vida, pela amizade, por ter me dado esse privilégio”.

Quem foi Waldir Pires?

 

Além de deputado federal e governador da Bahia, Pires foi ministro-chefe da Controladora-Geral da União e da Defesa nos governos Lula. Em 2003, Pires iniciou a implantação do moderno sistema de controle e transparência dos gastos públicos, do qual o país dispõe hoje, e considerado um dos melhores do mundo. Já na casa dos 90 anos de idade, Waldir participou ativamente da campanha em defesa do presidente Lula contra a perseguição da Lava Jato.

Serviço

 

Lançamento do livro “Waldir Pires – Biografia, Volume II”
16 de outubro, 19h
Rua Simão Álvares, 963A – Pinheiros

Da Redação da Agência PT de Notícias com informações do Brasil de Fato

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast