Lindbergh pede ao STF afastamento cautelar de Cláudio Castro

Líder do PT na Câmara alega que governador do Rio de Janeiro interferiu em operações da PF, para proteger criminosos

Gustavo Bezerra

Lindbergh conversa com os jornalistas sobre as ações que serão apresentadas contra o governo do RJ

O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), líder do PT na Câmara, acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) contra o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, por interferir em investigações da Operação Carbono Oculto e proteger criminosos ligados à Refit, refinaria que acumula mais de R$ 13 bilhões em dívidas com o Estado e é investigada por fraude e lavagem de dinheiro. O parlamentar pede a instauração de inquérito criminal, a quebra dos sigilos fiscal, bancário e telefônico do governador e o seu afastamento cautelar do cargo, diante da gravidade dos fatos.

Leia mais: Lula reúne ministros e anuncia reforço da presença federal no Rio

De acordo com a representação, em vez de apoiar a atuação da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e da Polícia Federal, o governo fluminense, por meio da Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RJ), ajuizou ação para reabrir a Refit, interditada em desdobramento da Operação Carbono Oculto. “O Estado, que deveria ser credor e fiscal, passou a agir como advogado do sonegador”, afirma Lindbergh. O deputado sustenta que a conduta de Castro pode configurar, em tese, crimes como corrupção passiva, prevaricação, abuso de autoridade, improbidade administrativa e crime de responsabilidade.

Grupo econômico investigado

Lindbergh ressalta que a iniciativa revela aparente desvio de finalidade e captura institucional. “Em vez de proteger o erário e a legalidade, o governador mobilizou o aparato público em favor de um grupo econômico investigado.”

Leia mais:  Chacina no RJ: Benedita denuncia operação desastrosa do governador Cláudio Castro

Ele lembra que Castro participou de evento da Refit em Nova Iorque, onde enalteceu a empresa, demonstrando vínculos políticos e financeiros com seus controladores. Para o parlamentar, o caso simboliza “o colapso moral de um governo que protege bilionários sonegadores enquanto empilha corpos nas favelas”.

Leia a íntegra da representação.

Do site PT na Câmara

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast