Lista de Fachin: Em 4h de cobertura, JN ataca Lula em 33 min

Segundo o portal Poder 360, segundo nome mais mencionado foi o de Dilma, que ocupou 18 minutos e 7 segundos. Temer teve apenas 5 minutos e 28 segundos

Reprodução

Jornal Nacional dedicou 33 minutos a Lula sobre Lista de Fachin

Há anos, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem sendo alvo de uma perseguição jurídica e midiática. Na última semana, esta prática foi intensificada após o ministro e relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, retirou o sigilo de inquéritos relacionados às investigações ligadas à Odebrecht.

Levantamento realizado pelo site de notícias “Poder 360”, dirigido pela jornalista Fernando Rodrigues, e divulgado nesta terça-feira (18), comprova, mais uma vez, esta perseguição.

Segundo dados feitos com informações até a edição do Jornal Nacional, da Rede Globo, de segunda-feira (17), Lula foi mencionado por 33 minutos e 32 segundos. Para se ter uma ideia, o Jornal Nacional dedicou 4 horas, 24 minutos e 51 segundos de cobertura à Lava Jato desde que o Supremo Tribunal Federal divulgou as delações, no dia 11 de abril. Em seguida, o nome mais mencionado pelo Jornal Nacional foi o da presidenta eleita Dilma Rousseff, que teve o “espaço” em 18 minutos e 7 segundos de cobertura.

Em nota divulgada na internet, Dilma afirma que o levantamento comprova o “jornalismo de guerra” promovido pela Rede Globo. “Dedicam a mim e ao Lula quase uma hora de cobertura da TV e “escondem” o PMDB, o PSDB e o ilegítimo presidente Michel Temer”, disse.

“O Jornalismo de Guerra da Rede Globo tem sido a maior arma contra a democracia e o desenvolvimento do país e os direitos da nossa população. A Rede Globo insiste nas suas tentativas de manipular a opinião do povo brasileiro. É tão escancarada a manipulação que não irá dar certo”, criticou a presidenta.

O ex-ministro Jaques Wagner e o ex-presidente do Banco do Brasil, ambos do Partido dos Trabalhadores, também sofreram alta exposição por parte da Globo. Foram 7 minutos e 57 segundos para Jaques Wagner e 7 minutos e 07 segundos para Bendine.

O desequilíbrio é tamanho que Lula foi muito mais citado que o atual presidente golpista Michel Temer, também citado nas delações. Temer foi mencionado no Jornal Nacional apenas 5 minutos e 28 segundos na última semana. Este dado contradiz a “justificativa” apresentada por Willian Bonner sobre a exposição dos citados.

Segundo o apresentador do JN, o critério utilizado pelo jornal foi o detalhar as denúncias dos “políticos com maior destaque na vida nacional pelos cargos que ocupam ou que ocuparam”. Ou seja, com base na justificativa do JN, Lula teria, então, maior destaque que o presidente (golpista) do Brasil, em exercício, Michel Temer. (leia a avaliação do Blog da Cidadania)

Além disso, o Poder 360 informou que “o PT foi o que mais teve nomes de filiados expostos de forma negativa no JN: 1 hora, 24 minutos e 45 segundos”. Enquanto isso, o PSDB teve 35minutos e 28segundos e o PMDB, 35minutos e 17 segundos.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do “Poder 360

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast