“Lula é respeitado na Europa porque soube governar”, analisa Gleisi

Além da presidenta nacional do PT, outras lideranças do partido também celebram o tratamento que líderes europeus vêm dispensando a Lula

Ricardo Stuckert

Lula na Europa: reconhecido como um grande chefe de Estado

Durante a agenda que cumpre na Europa, Lula tem sido recebido com entusiasmo pelos mais diversos públicos, da estudante do Benin que se formou em uma universidade federal brasileira e hoje faz doutorado em Paris ao presidente francês, Emmanuel Macron, passando pela líder sindical Sharan Leslie Burrow, o futuro primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz; políticos, intelectuais, estudantes e admiradores.

Para a presidenta do Partido dos Trabalhadores, tal recepção se deve ao fato de Lula pensar e se comportar como um verdadeiro estadista que já mostrou ser capaz de propor e colocar em prática soluções não só para o Brasil, como para o mundo. “Um verdadeiro chefe de Estado, olha para o seu país, resolve os problemas do seu povo, mas se integra aos demais, porque o país depende de uma solução global”, analisou Gleisi durante reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, ao falar sobre o aplaudido discurso que Lula fez no Parlamento Europeu, em Bruxelas, no dia 15.

“(Lula) É aplaudido e respeitado porque soube governar este país, porque foi um presidente que enfrentou a pobreza e a miséria, tirou o Brasil do Mapa da Fome, colocou o Brasil numa outra estatura da economia e levou o Brasil a ser a sexta economia mundial. Vergonhosamente, já caímos seis ou sete posições. O presidente Lula é respeitado porque sabia fazer relações internacionais sem abrir mão da nossa soberania. Nunca abriu mão daquilo que pertence ao povo brasileiro”, completou Gleisi (assista vídeo abaixo).

Presente nessa sessão em que Lula discursou, o senador Humberto Costa (PT-PE) contou que há na Europa uma grande expectativa em torno da possibilidade de o Brasil voltar a ser presidido pelo ex-metalúrgico.

“Não tenho nenhuma dúvida, a partir do que pude ver aqui, de que há uma expectativa de que Lula possa voltar e substituir Bolsonaro, que tem uma imagem profundamente negativa em todo o mundo, como alguém que não se preocupou em conduzir adequadamente o enfrentamento à pandemia, não valoriza a vida, não valoriza o meio ambiente. E, dada a importância que nosso país tem no mundo hoje, em todos esses aspectos, sem dúvida é esperada com muita ansiedade a possibilidade de Lula voltar a governar o nosso país”, afirmou Costa em um vídeo que publicou nas redes sociais.

O líder do PT na Câmara, deputado Bohn Gass (PT-RS), também fez análise comparando as imagens de Lula e Bolsonaro. “A diferença é gigante, só não vê quem não quer. Ou quem ganha dinheiro com isso”, postou no Twitter, somando-se a vários outros colegas de Bancada que vêm destacando o desempenho de Lula no exterior.

“Recompensa e felicidade”, ressalta Wellington Dias

Já o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), preferiu destacar o carinho demonstrado por uma estudante do Benin que, graças às políticas de cooperação entre Brasil e África implementadas por Lula, formou-se em uma universidade federal brasileira e hoje faz doutorado na França.

“Quem faz a coisa certa, o bem pelo bem, com amor por amor, Deus recompensa. Quanto vale um momento deste? Quantos políticos no Brasil podem viver um momento deste? Felicidade é isto! Lula é esperança ontem, hoje e amanhã ! Lula é o Brasil ! Aqui é lá fora!”, disse  Dias, após assistir ao vídeo do encontro entre o ex-presidente e a doutoranda (assista abaixo).