Maria do Rosário vence processo e Gentili é condenado à prisão

O “humorista” Danilo Gentili foi condenado a seis meses e 28 dias de prisão por crime de injúria contra a deputada federal Maria do Rosário

Lula Marques

Deputada federal Maria do Rosário

A deputada federal, Maria do Rosário (PT-RS), é vitoriosa na ação contra o crime de injúria cometido por Danilo Gentili. O “humorista” foi condenado, nesta quarta-feira (10), a seis meses e 28 dias de prisão em regime semiaberto. Em 2016, Gentili fez declarações absurdas e criminosas, em suas redes sociais, contra Rosário, e quando recebeu notificação extrajudicial para que apagasse as postagens, em uma nova abordagem boçal, gravou um vídeo rasgando o documento e colocando-o dentro das calças.

Em nota oficial, Maria do Rosário se pronunciou sobre a condenação e afirmou que a sentença “deve ser lida como uma convocação à sociedade brasileira de que é necessário retomar o respeito, o bom senso no debate público, nas redes sociais e na vida […] Considero a decisão um símbolo de que é possível preservar a liberdade de expressão e garantir a dignidade humana. Esta é uma vitória da democracia e da justiça“.

Não é a primeira vez que Gentili é punido por fazer declarações ofensivas à deputada. Em 2018, ele foi condenado pela Justiça do Rio Grande do Sul a pagar uma indenização de 50 mil para Rosário.

Dessa vez, a justiça paulista decidiu que cabe a pena de prisão, pois o que Gentili fez foi injúria, “ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro, atribuindo-lhe alcunha ofensiva, bem como expôs, em tom de deboche, a imagem dos servidores públicos federais e a Câmara dos Deputados”.

Maria do Rosário que é grande defensora dos direitos humanos, reafirmou a necessidade das pessoas terem atenção nas declarações feitas em redes sociais, sobretudo para aquelas que possuem públicos, pois existe o risco de incitar o ódio. “A sentença deve ser lida como caráter pedagógico de que a impunidade não pode prevalecer de nenhuma forma quando se trata da honra das pessoas, e eu acredito que essa sentença é uma convocação a sociedade brasileira para o bom senso, para que as pessoas usem as redes sociais com respeito, para que ninguém utilize de pseudo brincadeiras quando na verdade o objetivo é a humilhação. As coisas absurdas que dizem, tudo isso está fazendo parte de um ambiente político tóxico que tem diminuído nossa capacidade de refletir sobre o que é certo e o que é errado”.

“Não comemoro quando alguém tem uma sentença desse tipo, não comemoro contra ninguém, mas eu comemoro sim a vitória do respeito, da honradez, da dignidade de todas as mulheres que se sentiram aviltadas pelas atitudes de Danilo Gentili”, finalizou a deputada.

Por Jéssica Rodrigues, para a Secretaria Nacional de Mulheres do PT

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast