Mauá lança 1° Comitê de Luta e dá início à luta política em 2022

Sede será inaugurada neste sábado, 30, com presença do escritor Fernando de Morais, autor da biografia de Lula

Site do PT

Escolhida por sua história de resistência e profunda ligação entre o ABC e as lutas do movimento operário da democracia brasileira, Mauá (SP) inaugura neste sábado, 30, o 1º Comitê Popular de Luta como início à luta política em 2022.

A cidade também tem seu legado por sua composição social, em sua maioria trabalhadoras e trabalhadores de origem nordestina e de outras regiões do país, que encontraram no ABC paulista um lugar para construírem suas vidas e lutas, tendo como horizonte a esperança.

O evento contará com a presença de Fernando Morais, escritor brasileiro de renome internacional e autor da Biografia de Lula, cujo primeiro tomo foi lançado esse ano, ainda acontecerão apresentações artísticas em homenagem à migração nordestina e a história operária da região.

O metalúrgico e jornalista Tarcísio Tadeu, uma das lideranças à frente dos Comitês e Luta no ABC, relembra a situação atual do país que enfrenta o desemprego e retrocessos do governo de Bolsonaro.

‘‘O avanço da fome, desemprego  e as constantes ameaças à democracia, são lembretes que existem dois lados, o lado de quem quer destruir o Brasil e aniquilar a democracia e o lado das trabalhadoras e trabalhadores que veem na democracia a esperança por dias melhores com o Brasil fora do mapa da fome, como aconteceu nos governos Lula e Dilma, segundo dados da FAO. Queremos de volta o Brasil da esperança e para isso precisamos nos unir, na cidade, no campo e onde for preciso e necessário’’.

O novo comitê, que será inaugurado às 10h, fica na Rua Paulo de Brito – JD IV Centenário, em Mauá (SP).

Criação dos Comitês

O projeto de criação dos Comitês, que estão sendo formados em conjunto com os Movimentos Sociais e a Central Única dos Trabalhadores (CUT), prevê a criação de 5 mil Comitês de Luta até maio deste ano.

Em todo o país já foram criados centenas de comitês de luta, sendo que muitos deles deles por setoriais representativos das mais diversas camadas da sociedade civil, além dos criados por filiados e militantes do PT em seus respectivos  municípios e regiões.

O conceito dos Comitês Populares não é igual ao conceito tradicional de comitê eleitoral, embora em determinados momentos possam servir a isso também. O objetivo principal é agrupar as pessoas em seus territórios levando em consideração a realidade de cada lugar.

A ideia é estimular os Comitês a dialogarem com o povo, como o PT fazia desde o início da sua fundação, através dos núcleos de base e das suas demais instâncias.

Acesse aqui para saber como criar os Comitês Populares de Luta.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast