MDA: Lula recria ministério que será comandado por Paulo Teixeira

Deputado do PT-SP, reeleito este ano para o quinto mandato consecutivo, estará à frente da pasta que cuidará da reforma agrária e da agricultura familiar

Divulgação

O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA) será o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP).

Paulo Teixeira, paulista de Águas da Prata, é professor e advogado, graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Ele está atualmente em seu quarto mandato de deputado federal pelo PT paulista, tendo conseguido a reeleição em 2022 para a Câmara Federal.

Dirigente partidário, atualmente ele também exerce a função de secretário-geral nacional do Partido dos Trabalhadores. Começou a sua trajetória política em 1994, quando se elegeu deputado estadual. Exerceu também os cargos de secretário municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano do Município de São Paulo e também diretor-presidente da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo – COHAB no período de 2001 a 2004.

Em 2004 foi eleito vereador da cidade de São Paulo. É deputado federal desde 2007 e a partir daí foi eleito consecutivamente em 2006, 2010, 2014, 2018 e agora em 2022. Na Câmara dos Deputados, foi líder do PT na casa em 2011.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) foi criado há mais de 22 anos, mas foi extinto em 2016 durante o governo de Michel Temer, sendo recriado agora pelo presidente eleito Lula durante a fase de transição governamental.

No terceiro governo de Lula, o MDA terá a função essencial de propor e implementar políticas públicas voltadas à reforma agrária e também para a promoção do desenvolvimento com sustentabilidade, além de atuar pelo fortalecimento da agricultura familiar brasileira.