Mercadante: Medidas autoritárias na Educação estão fadadas ao fracasso

Em nota, ex-ministro da pasta repudia decreto de Bolsonaro que pretende militarizar as instituições públicas de ensino no Brasil. “Escola deve ser território de afeto”.

Divulgação

Aloizio Mercadante foi ministro da Educação entre 2012 e 2014

Como é característico de governos autoritários, Bolsonaro e sua equipe do Ministério da Educação publicaram, sem qualquer debate ou participação popular, o Decreto nº 9.466, que pretende, entre outras coisas, militarizar a educação no Brasil.

De acordo com o referido decreto, as escolas devem adotar por “adesão o modelo de escolas cívico-militares nos sistemas de ensino municipais, estaduais e distrital tendo como base a gestão administrativa, educacional e didático-pedagógica adotada por colégios militares do Exército, Polícias e Bombeiros Militares”.

Ao publicar tal medida, o atual governo parece desconhecer que a educação pública brasileira já possuiu experiências pedagógicas exitosas e de excelência, no ensino médio, como os institutos e centros tecnológicos federais ou alguns projetos especiais na redes estaduais de ensino técnico.

Um indicador fundamental que atesta a qualidade do ensino médio dos Institutos Tecnológicos Federais é o desempenho dos mesmos no Pisa. Em 2015, se fossem considerados um país, teriam ficado em 2º lugar em Linguagem, 11ª em ciências e 30º em matemática, entre os 70 países mais ricos do planeta.

Nos estados, responsáveis por cerca de 85% das matrículas no ensino médio, as escolas técnicas estaduais receberam grandes aportes de recursos para construção de infraestruturas, laboratórios e para o esforço de melhoria da qualidade do ensino por parte do MEC. Além disso, seguem um padrão de qualidade parecido com o dos Institutos Tecnológicos Federais. Porém, a ampliação desta experiência nas demais escolas das redes nāo se dará jamais pela simples adesão por decreto. É preciso planejamento estratégico, políticas públicas, mais investimentos  e parceria republicana.

Os Institutos Federais de Tecnologia e as escolas técnicas estaduais são a prova definitiva de que a educação pública pode dar certo.  O sucesso dessas escolas está no fato de adotarem a educação em tempo integral, fruto de pesados investimentos públicos, e de possuírem professores com formação docente, carreira e salários mais adequados que a média das demais escolas públicas.

A militarização por adesão seguramente não é a solução para os imensos desafios da educação brasileira, especialmente no ensino médio. É inquestionável que os colégios militares do Exército, Polícias e Bombeiros Militares também possuem, na maioria dos casos, um bom desempenho acadêmico , especialmente nas disciplinas de exatas, como demonstram os resultados da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas- OBMEP.

Porém, esses projetos pedagógicas, construídos a partir de valores como a disciplina e a hierarquia, são direcionados  para os jovens que possuem uma vocação orientado para a carreira militar, seja na segurança pública ou na defesa nacional. Não sāo e nem poderiam ser o projeto para o conjunto da rede pública de ensino médio.

Como sempre defendi na minha vida pública, volto a dizer que escola deve ser um território do afeto, que deve oportunizar uma formação completa, humanista,  inclusiva, de tolerância e de cidadania, com foco na consolidação de uma cultura de paz e de respeito integral aos direitos de todos e de todas.

No ensino médio, precisamos avançar na qualidade da oferta para os jovens ingressarem nas universidades, para iniciarem uma formação técnica e profissionalizante, mas sempre dentro de uma perspectiva mais ampla de formar para a vida em sociedade, em que a vocação militar é um nicho muito específico.

Na educação, e a história nos prova isso, a imposição de medidas autoritárias, em que não há a participação e o envolvimento da comunidade escolar, está fadada ao fracasso. Por isso, um decreto que pretende fomentar artificialmente a militarização das nossas escolas por adesão nāo tem viabilidade efetiva, não deveria ser a prioridade para melhoria da qualidade no ensino médio e tem um imenso potencial de ser um retumbante fracasso.

Aloizio Mercadante, ex-ministro da Educação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast