“Meu ministro da Fazenda não vai ser banqueiro”, diz Haddad a rádio Jornal de Caruaru

Candidato falou sobre seus planos para o governo e reforçou reforçou o compromisso com um segundo turno baseado em propostas, e não em ódio

Ricardo Stuckert

O compromisso com um governo popular, com o combate à corrupção, e com um segundo turno de debate de propostas, e não de ódio, foi reforçado por Fernando Haddad na manhã desta quarta (10), em entrevista à rádio Jornal de Caruaru.

Além de aproveitar a oportunidade para agradecer os nordestinos pelo apoio e pela ida ao segundo turno, Haddad falou especialmente sobre a grande oportunidade de, neste momento, comparar os dois projetos para o país.

Ele comparou suas propostas com a de Jair Bolsonaro. Haddad quer retomar a era de ouro do Brasil em vez de, como seu adversário, cortar direitos, congelar investimentos públicos e cobrar imposto dos que ganham menos.

“O Bolsa Família não é o único programa social que levamos para o Nordeste. Sabe quantos ônibus escolares nós compramos no Ministério da Educação? Eu criei um programa que comprou 30 mil ônibus escolares porque as crianças eram transportadas em pau de arara. Isso não é esmola. Tudo é direito: computadores nas escolas, Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida, crédito, terra… É assim que nós trabalhamos.”

“Matar a fome do povo é direito constitucional. Garantir que frequente a escola é direito. É obrigação do Estado matar a fome do povo. Levar água para as pessoas é direito. Será que cisterna, transposição do rio São Francisco, universidade pública em Caruaru, em Garanhuns, em Petrolina, é esmola? Pra mim, tudo isso é direito”, afirmou.

O candidato do PT anunciou que seu ministério será formado por pessoas comprometidas com o povo, que respeitem os nordestinos, as mulheres, a diversidade racial, os direitos sociais e trabalhistas, que respeite a ciência, a cultura e a educação. “Por isso o meu ministro da Fazenda não vai ser banqueiro, que é o mesmo que botar a raposa pra cuidar do galinheiro.”

Haddad lembrou que os governos petistas criaram 20 milhões de postos de trabalhos. “Nós sabemos gerar empregos”. Para isso, Haddad vai promover uma reforma bancária, uma reforma tributária e a retomada de obras fundamentais para o Nordeste e o Brasil, como a transposição do São Francisco e a Transnordestina, que estão paradas.

“Os juros vão baixar e os banqueiros vão parar de espoliar o povo. Meu ministro da Fazenda vai fazer uma reforma tributária que zere o imposto do pobre e cobre dos ricos que não pagam. Então, ao contrário do Paulo Guedes, do Bolsonaro, meu ministro da Fazenda não vai ser banqueiro.”

Haddad falou ainda sobre seu plano de governo para a segurança pública. “Nós vamos colocar a Polícia Federal, pela primeira vez, para atuar contra o crime organizado. O crime organizado não está sendo preso no Brasil por falta de eficiência do Estado. O Estado tem que punir o grandes criminosos. Todo criminoso tem que ir para a cadeia, mas a Polícia Federal tem que atuar para prender o grande criminoso.”

Lula merece julgamento justo e será solto pela Justiça

Perguntado sobre o que pretende fazer para combater a corrupção em seu governo, Haddad reafirmou sua intenção de fortalecer ainda mais a Polícia Federal, o Ministério Público e o Poder Judiciário.

“No nosso governo, foram mais de 2 mil operações. Com todos os integrantes de qualquer partido político que teve que ser investigado, condenado ou absolvido, a polícia atuou de maneira eficaz. Ou seja, atuamos no sistema inteiro. Não permitimos que ninguém deixasse de ser investigado”, disse ele, reiterando que em seu governo não colocará “a sujeira para debaixo do tapete” e continuará com todas as investigações “em busca da verdade”. “Isso que nos interessa.”

Sobre se pretende soltar o ex-presidente Lula, Haddad foi enfático: “Quem vai soltar o Lula é a Justiça, quando ele tiver seu recurso julgado. Todo mundo tem direito a recurso, a uma apelação. E ele não foi julgado em definitivo”.

O candidato sugeriu que os jornalistas leiam o processo e indiquem onde está a prova contra Lula. “Eu não identifiquei nenhuma prova contra o ex-presidente Lula, inclusive, isso foi reconhecido por centenas de juristas do Brasil e do exterior”, disse ele, lembrando que o melhor presidente que Nordeste já teve merece ter julgamento justo.

“Eu fui seu ministro de educação e inaugurei universidades em 126 cidades brasileiras, inclusive uma aí em Caruaru. Inaugurei escolas técnicas em 214 cidades. Eu troquei o pau-de-arara por ônibus escolar digno para as crianças nordestinas. Eu não vou deixar de reconhecer que ele merece um julgamento justo.”

Do Lula.com.br

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast