Militantes do Ato Extremo recebem visitas de familiares

Chega ao 13º o Ato Extremo por Justiça. Apesar da privação extrema, grevistas se mantém firmes e fortalecidos pelo apoio e carinho das famílias

Adilvane Spezia / MPA e Rede Soberania

Celebração Religiosa contra a fome e pela volta da democracia é realizada em frente à casa de ministro do STF

Há trezes dias sem comer, os militantes que participam da Greve de Fome por Justiça no Superior Tribunal Federal (STF), em Brasília, seguem com espírito combativo, apesar dos males que vêm da extrema privação. Na manhã deste domingo (12), às 7h, realizaram uma Celebração Religiosa contra a Fome e em Defesa da Democracia, em frente à casa de Edson Fachin, ministro do STF.

Após a demonstração, os grevistas, em comemoração ao Dia dos Pais, receberam visitas de familiares e do cantor Chico César, irmão de Luiz Gonzaga (Gegê). O grevista Jaime Amorim teve uma visita surpresa da esposa e de seus três filhos, que participam da Marcha Nacional Lula Livre. As visitas alegraram os grevistas, que têm se valido dos momentos simbólicos para fortalecer sua resistência.

Jaime Amorim recebe visita da família

Avaliação Médica

Jaime Amorim, Vilmar Pacífico, Zonália Santos, Rafaela Alves, Frei Sergio Görgen e Luiz Gonzaga (Gegê), que chegaram ao 13º dia sem receber alimentação, e Leonardo Rodrigues, no 7º, estão com monitoramento médico exclusivo e cuidado redobrado.

As atividades realizadas nessa manhã causaram um desgaste físico e três dos grevistas tiveram quadro leve de desidratação. Ao longo da tarde, a equipe médica suspendeu as visitas para dar condições de repouso e massagens terapêuticas visando diminuir a fadiga muscular e as dores de cabeça.

Outros sinais da privação se dão na ansiedade e irritabilidade dos grevistas, que afirmam que seguirão adiante com a greve. Contudo, nos próximos dias, os horários de visita devem ser restringidos e a participação em atos públicos será avaliada diariamente pela equipe de saúde.

Por Brasil de Fato