Moro viola Transparência e age ‘nas sombras’ com empresa de armas

Ministro da Justiça de Jair Bolsonaro (PSL) se recusou a esclarecer encontro com presidente da Taurus, dias antes do decreto que flexibilizou posse de armas

Cada vez fica mais claro que Sérgio Moro é só um oportunista. Que usou a operação Lava Jato para fazer o trabalho sujo do golpismo, teleguiado pelo Departamento de Estado dos EUA. Se antes o ex-juiz defendia uma transparência irrestrita, para justificar o vazamento ilegal de uma ligação entre Lula e Dilma Rousseff, hoje o ministro da Justiça de Jair Bolsonaro (PSL) alega direito à privacidade, e viola a Lei de Acesso à Informação, para conspirar com empresas de armas.

Moro se recusou a responder solicitação do deputado federal Ivan Valente (PSOL), que questionou se representantes da empresa Taurus estiveram no Ministério da Justiça e Segurança Pública, antes da edição do decreto que flexibilizou as regras para posse de armas.

O parlamentar solicitou os registros eletrônicos de entrada e saída na pasta do diretor de relações com investidores da Taurus, Sérgio Castilho Sgrillo Filho, e do presidente da Taurus, Salesio Nuhs, em janeiro e início de fevereiro. Valente fez o questionamento no dia 18 de janeiro, por meio da Lei de Acesso à Informação, mas Moro recusou responder, segundo a Folha de S.Paulo.

“O direito à privacidade, no sentido estrito, conduz à pretensão do indivíduo de não ser foco de observação de terceiros, de não ter os seus assuntos, informações pessoais e características expostas a terceiros ou ao público em geral”, diz a negativa do ministro da Justiça. Curiosamente, na agenda oficial do ex-juiz não há registros de encontros com Nuhs ou Sgrillo.

Em 2016, Moro vazou ilegalmente uma ligação entre a então presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula. Criticado, o ex-juiz justificou que “a democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem seus governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras”. Agora como ministro da Justiça, Moro negocia ‘nas sombras’ com empresas interessadas na venda de armas de fogo.

Lula ironiza mudança de postura de Moro

Lula questionou, nesta quinta-feira (14), a mudança de postura de Moro em relação à transparência de agentes públicos. O ex-presidente lembrou o crime cometido pelo ex-juiz ao divulgar a gravação. “Moro, que cometeu um crime ao divulgar uma gravação da presidente da República feita de forma ilegal, agora é ministro de Bolsonaro e alega privacidade para não responder ao Congresso sobre agenda do Ministério da Justiça com empresários da Taurus, fabricante de armas”, aponta o tuíte da comunicação de Lula.

Presidente da Taurus esteve no Planalto

O deputado do PSOL também fez o mesmo questionamento em relação ao período do governo de transição no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e ainda enviou solicitação para a Casa Civil. O Planalto, por sua vez, confirmou a presença do presidente da Taurus Armas, no dia 11 de janeiro.

Diante da falta de transparência de Moro, Valente protocolou um requerimento de informação na Câmara dos Deputados solicitando as mesmas informações ao ministro de Bolsonaro. Segundo a Folha, o pedido aguarda o parecer do primeiro vice-presidente da Casa, Marcos Pereira (PRB), que informou à reportagem que deve dar o relatório ainda esta semana.  O ex-juiz terá 30 dias para responder o questionamento do deputado do PSOL.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da Folha de S.Paulo

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast