Motivos para Lula voltar #5: controla a inflação; veja vídeo

Lula nunca foi covarde como Bolsonaro e, quando era presidente, agia para manter os preços controlados. Assim, conseguiu aumentar o salário mínimo e a renda do povo sem gerar inflação

Ricardo Stuckert

Lula, Haddad e Gleisi observam carrinhos de mercado que comparam poder de compra em 2010 e 2022 (foto: Ricardo Stuckert)

Das muitas coisa que Lula conseguiu comprovar na Presidência, uma se destaca como importantíssima para os trabalhadores brasileiros: é possível aumentar o salário mínimo e a renda da população sem aumentar a inflação. Basta ser um presidente corajoso e controlar os preços que são responsabilidade do governo.

Lula, por exemplo, não deixou o preço da gasolina e do gás de cozinha disparar. Conversou com a Petrobras e segurou os aumentos. Nos 8 anos que governou, por exemplo, o botijão de gás não aumentou nem R$ 10.

Assim, depois de pegar uma inflação a 12,5% ao ano, Lula reduziu para 5,7% em 2005 e a manteve abaixo do teto estabelecido pelo Banco Central até o fim do seu segundo mandato, em 2010. Já Bolsonaro deixou a inflação passar de 10% em setembro de 2021 e a manteve lá em cima até agora.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast