Mulheres de SC, RS e PR se uniram para contribuir com programa de governo de Lula

Esta é a segunda etapa dos Encontros Mulheres Com Lula que acontecem em todo país. Objetivo é debater e construir o programa de governo para as mulheres de forma ampla e democrática

Nesse domingo, ao longo de todo dia, centenas de mulheres de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul participaram da II etapa dos Encontros Mulheres com Lula, que estão percorrendo todo país. A I etapa foi na região Norte. O objetivo desses Encontros é construir um processo de discussão participativa para elaborar propostas, voltadas para as mulheres, a serem incluídas no programa de governo de Lula em todo Brasil.

“Foram mais de trezentas mulheres que colocaram suas vozes e apontaram suas necessidades no programa de governo, a partir dos desafios da região sul. E nossa ideia é manter essa escuta coletiva, ampla e democrática para que o programa de governo reflita essa diversidade”, aponta Anne Moura, secretária nacional de mulheres do PT.

O evento reuniu mulheres do PT, PSOL, PCdoB, PSB, PV e Rede, além de movimentos sociais e de mulheres como a União Brasileira de Mulheres e a Frente Catarinense pela legalização do aborto. E contou com a participação de parlamentares petistas como a deputada federal, Maria do Rosário, PT/RS; deputada estadual Luciane Carminatti, PT/SC; deputada estadual Sofia Cavedon, PT/RS; vereadora Laura Sito, de Porto Alegre-RS; e dos partidos como as vereadoras Bruna Rodrigues (PCdoB – Porto Alegre); Daiana Santos, (PCdoB – Porto Alegre) Giovana Mondardo (PCdoB — Criciúma); e a coletiva Mulheres de Luta do PSOL de Porto Alegre.

Com palestras e elaboração de especialistas em todos os seis eixos temáticos que compõem o texto-base do programa de governo, o Encontro Mulheres com Lula da região Sul elaborou e avançou em pontos importantes para a construção de um programa diverso e representativo.

 

Encontros Regionais Mulheres com Lula

Ao longo de junho e início de julho, serão cinco encontros regionais de mulheres organizados pelo Comitê Popular de Luta Nacional “Mulheres com Lula”. O esforço é parte do movimento Vamos Juntas Pelo Brasil, que visa pautar a agenda das mulheres diante do cenário de crise econômica e o aumento da fome no país.

O texto-base dos Encontros segue disponível e o ponto de partida dos debates é o novo mapa da fome do Brasil, que tem gênero, tem cor e território. Atualmente, são 33 milhões de brasileiros passando fome e o índice para as  mulheres já ultrapassa a trágica média nacional de pessoas nessa situação: hoje, um em cada cinco lares chefiados por mulheres não têm o que comer na mesa. Nos domicílios em que o responsável é negro, a fome aumentou de 10,4% para 18%. A fome em famílias com crianças quase dobrou, apontou o documento.

 Fique por dentro do calendário

15/06 – Mulheres do Norte com Lula (realizado)

26/06 –Mulheres do Sul com Lula (realizado)

28/06 –Mulheres do Centro-Oeste com Lula

30/06–Estadual Mulheres com Lula MG

01/07 – Estadual Mulheres do Rio de Janeiro com Lula (presencial)

03/07 – Estadual Mulheres de São Paulo com Lula

04/07 – Encontro Mulheres do Sudeste com Lula

06/07 – Encontro Mulheres com Lula Nordeste

Ana Clara Ferrari, Agência Todas

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast