Mulheres do PT apoiam candidatura de Vanessa Grazziotin no AM

Petistas do Amazonas se reuniram com a senadora do PCdoB para defender o seu nome como candidata à reeleição pelo estado

Reprodução

Mulheres do PT e PCdoB se unem por candidatura à reeleição da senadora Vanessa Grazziotin

A reeleição da Vanessa Grazziotin (PCdoB) para o Senado recebeu forte apoio das mulheres do PT em encontro realizado na última sexta-feira (10), em Manaus. A senadora participou da reunião junto à presidenta nacional do seu partido, Luciana Santos.

Conforme anunciou a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, o Partido dos Trabalhadores não terá candidatura própria ao Senado no Amazonas, e por isso apoiará Vanessa como candidata ao cargo para a disputa eleitoral.

A secretária estadual de Mulheres no Amazonas, Elisiane de Andrade, reforçou o posicionamento de Gleisi, e afirmou que Vanessa terá todo o apoio e solidariedade das mulheres para que seja reeleita.

“Reconhecemos o trabalho da Vanessa em defesa da democracia, do legado do PT e da sua posição no enfrentamento ao golpe. Ela é a nossa principal aliada no Amazonas, e nós não podemos deixar que a única parlamentar do estado que faz a defesa do nosso projeto no Senado e que tem compromisso com o povo perca o mandato”, reforçou Elisiane.

Além das questões políticas que envolvem a candidatura da senadora, as mulheres também debateram a importância da representatividade nos espaços de poder e decisão. Vanessa Grazziotin agradeceu o apoio das petistas e ressaltou a necessidade de um esforço coletivo para para que não haja retrocessos do ponto de vista de participação das mulheres no Parlamento.

“A nossa participação que já é muito pequena em percentual pode ficar ainda menor. Então, o que nós deliberamos na reunião foi um esforço coletivo das secretarias e dos movimentos de mulheres na tentativa de superar esse problema de baixa representatividade”, completou Grazziotin.

Elas por Elas

A principal iniciativa do PT para impulsionar a representação de mulheres na política é o projeto Elas por Elas, lançado em abril deste ano para oferecer suporte político e material para que as candidatas do partido tenham condições reais de disputa e avancem na ocupação de cargos eletivos.

O projeto encerra sua primeira etapa na próxima semana, com oficinas jurídica e contábil para as quase 300 pré-candidatas participantes, como informou a secretária nacional de Mulheres Anne Karolyne. Ela aponta que a conquista por igualdade de representação nos espaços de poder e decisão ainda está distante, mas ressalta que os resultados do projeto são positivos.

“Nesse momento, o Elas por Elas não se trata apenas de as mulheres disputarem as eleições, mas de que forma elas vão disputar, com condições reais de serem candidatas’, completa Anne.

Anne destaca ainda que a iniciativa é um instrumento femino de organização para a defesa do legado dos governos petistas e do ex-presidente Lula“Ele é uma mão de mobilização nacional para esse momento que estamos vivendo. Ter mulheres defendendo o Lula, os nossos projetos e o nosso legado é essencial”, conclui.

Um balanço da primeira etapa do projeto será apresentado em Brasília na próxima terça-feira (14), pela Secretaria de Mulheres, com a presença de parlamentares e de candidatas do partido. No dia 15, o Elas por Elas marca presença no grande ato de registro da candidatura de Lula à Presidência da República em frente ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Por Geisa Marques, da Comunicação Elas por Elas