Mulheres petistas debatem representação política no Paraná

Encontros e atividades do projeto petista Elas por Elas têm pautado a discussão sobre representatividade em diversos municípios do estado

Secretaria de Mulheres do PT-PR

Projeto Elas por Elas tem percorrido cidades do Paraná com debate sobre representação de mulheres na política

O aumento da participação de mulheres na política tem sido debatido constantemente pelas petistas no Paraná. A pauta faz parte do projeto Elas por Elas, iniciativa desenvolvida pela Secretaria Nacional de Mulheres em parceria com as setoriais nos estados para fortalecer a participação delas na política.

No Paraná, o projeto tem percorrido diversos municípios, com a realização de encontros e atividades que visam a construção e fortalecimento de pré-candidaturas de mulheres para a disputa eleitoral.

A presidenta do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), tem acompanhado o desenvolvimento da iniciativa, que, segundo ela, é uma importante ferramenta para a consolidação de conquistas das mulheres petistas, como a paridade de gênero, aprovada em 2011, de forma pioneira no Brasil.

“Esse projeto significa muito para o PT e para o empoderamento das mulheres petistas. Para fazer valer, de fato, a nossa cota, a nossa paridade, nós temos que efetivar essa participação”, ressalta Gleisi.

Na avaliação da secretária de Mulheres do PT-PR, Anaterra Viana, o projeto tem dado uma injeção de ânimo nas mulheres paranaenses e atuado como uma força para o fortalecimento da representação da diversidade de mulheres em postos de poder e decisão.

“A formação dessa rede de mulheres, em que uma puxa a outra, é muito importante para que cada vez mais mulheres petistas sejam eleitas, defendam nossas pautas e (re)construam a democracia com o olhar de projeto político petista, com a inclusão de mulheres cis, lésbicas, trans, bissexuais e mulheres negras”, destaca a secretária.

No estado, os encontros têm se desdobrado em encaminhamentos, como a criação de um coletivo regional de mulheres petistas. Antonia Passos de Araújo, uma das representantes do projeto no Paraná, destaca que a organização das mulheres neste momento extrapola as eleições deste ano, apontando também, para os próximos pleitos eleitorais.

“É um grupo para defender as pautas das mulheres nos municípios, para se organizarem melhor no sentido de reivindicar os direitos. A intenção é que elas também possam se preparar para 2020, para serem vereadoras e prefeitas”, completa Antonia.

Gleisi Hoffmann reforça ainda que o resultado esperado com o projeto é que as pré-candidaturas se efetivem e que a representação de mulheres cresça nas bancadas federais e estaduais.

“Tenho certeza que com esse projeto, com a força do PT, com o nosso objetivo de eleger boas bancadas para a Câmara Federal, Senado e Assembleias Legislativas, nós vamos ser o partido com a maior representação proporcional de mulheres”, afirma Gleisi.

A presidenta do PT, senadora Gleisi Hoffmann, participou do lançamento nacional do projeto Elas por Elas, em Curitiba (PR), em abril

Os encontros do Elas por Elas, como destaca Antonia Araujo, não são restritos às mulheres petistas, com espaço para agregar, também, simpatizantes do partido.

“O nosso público alvo são as mulheres filiadas ao PT, mas isso não impede que simpatizantes se aproximem para buscar informações e quem sabe se filiarem ao partido em um futuro próximo”, finaliza.

O lançamento nacional do projeto Elas por Elas aconteceu no Paraná, em abril, e contou com as presenças da senadora Gleisi Hoffmann e da presidenta eleita, Dilma Rousseff, entre outras lideranças do partido.

Por Geisa Marques, da Comunicação Elas por Elas