Músicos de Sergipe compõe samba pra Lula

Pedido de liberdade para ex-presidente, preso desde o dia 7, inspira criações que já começam a viralizar

Ricardo Stuckert

Ato em defesa de Lula ocorre em Brasília

A prisão politica do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se transformou em bandeira de luta de diversos movimentos artísticos e sociais. Atos políticos e culturais estão sendo realizados pelo país, como o encontro realizado ontem (25) no Teatro Oficina. A rotina do acampamento por Lula Livre em frente seu local de cárcere, a sede da Polícia Federal em Curitiba, também é marcada por atividades do gênero. Agora, começam a surgir composições musicais com teor crítico à prisão.

Ontem, a sambista Beth Carvalho divulgou uma canção intitulada Lula Livre, de autoria de Claudinho Guimarães. “Pro Brasil andar pra frente, vamos caminhar. Seja o elo da corrente, vamos caminhar. O povo quer, o povo decide, o povo diz: Nós queremos Lula andando livre no país.”

Outra composição com a mesma temática e título nasceu em Sergipe. Os músicos Chico Queiroga e Antônio Rogério, também atuantes no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), gravaram uma versão, que a RBA apresenta aos leitores com um “álbum” de imagens de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, e da vigília em Curitiba. Chico e Antônio planejam ainda a gravação de uma versão em xote, ritmo tradicional do Nordeste brasileiro.

Ouça as músicas:

Lula Livre, de Claudinho Guimarães, por Beth Carvalho:

Por Rede Brasil Atual