Agora, ao vivo, PT 41 anos: “Uma nova primavera para os nossos sonhos”

O PT comemora seus 41 anos com evento online com coordenação do ex-presidente Lula, da presidenta do partido, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR) e do ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. A ex-presidenta Dilma Rousseff, os governadores, senadores, deputados federais, deputados estaduais, prefeitos e vereadores também participam da programação. Da mesma forma, a Fundação Perseu Abramo, o Instituto Lula, e Comitê Lula Livre, intelectuais, artistas e lideranças sindicais, estudantis e populares que atuam nas diferentes frente de luta do partido estão representadas no evento. Veja a programação completa, que se estenderá até o dia 27

Partido dos Trabalhadores comemora 41 anos de existência nesta quarta-feira, 10 de fevereiro, em meio a uma das maiores crises vividas pelo país, atingindo de maneira especial os trabalhadores e o povo. Em cenário semelhante, ainda sob a ditadura, o  PT surgiu como agente promotor de mudanças na vida de trabalhadores da cidade e do campo, militantes de esquerda, intelectuais e artistas. Agora, “é preciso voltar a sonhar, a lutar e a atuar para reconstruir o país e seguir a marcha dos sonhos que forjaram a nossa estrela”, convocam os organizadores de evento que marcará a data.

A data será comemorada com um evento online com participação das principais lideranças do partido, com coordenação do ex-presidente Lula, da presidenta do partido, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR) e do ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, candidato do partido nas eleições de 2018. A ex-presidenta Dilma Rousseff, os governadores, senadores, deputados federais, deputados estaduais, prefeitos e vereadores também participam da programação. Da mesma forma, a Fundação Perseu Abramo, o Instituto Lula, o Comitê Lula Livre, intelectuais, artistas e lideranças sindicais, estudantis e populares que atuam nas diferentes frente de luta do partido estão representadas no evento.

Nesta quarta, além do evento com as lideranças, haverá o lançamento do APP (aplicativo) do PT,e da rádio do partido. No dia 11, haverá o debate “Desafios políticos sanitários em 2021 no mundo” sobre o combate à pandemia que assola o país e o “Ato Lula livre” em defesa dos direitos políticos do ex-presidente Lula. No dia 22 de fevereiro, haverá a Conferência Internacional “Lawfare: caso Lula e a luta pela recuperação de seus direitos políticos”, com participação do presidente da Argentina, Alberto Fernández.

Veja abaixo a programação completa das comemorações que têm início neste dia 10 e prosseguem até o dia 27 com palestras, debates.

Acompanhe pelas redes sociais do Partido dos Trabalhadores.

Exposição “41 anos do PT!”

Para somar às comemorações do Partido, o Centro Sérgio Buarque de Holanda, da Fundação Perseu Abramo, organizou  uma exposição de fotos, cartazes e jornais do acervo do Centro Sérgio Buarque de Holanda, que representam diversos momentos desta trajetória, além de divulgar nossas seleções de documentos que podem ser de interesse para aprofundar temáticas específicas. “O Partido dos Trabalhadores completa 41 anos em 2021, e sua trajetória não tem paralelo na história do Brasil. Trata-se da construção do maior partido de esquerda da América Latina e um dos maiores do mundo, e da experiência de luta pela democracia no Estado brasileiro”, explicam os organizadores.

VEJA AQUI

A marca da história e do futuro

Para afirmar a data,  o partido criou uma marca especial pela passagem dos 41 anos, traduzindo a trajetória e o atual momento da vida do partido junto à sociedade brasileira. “ O PT faz parte da história e da vida de várias gerações de brasileiros que lutaram pela democracia e ajudaram a construir nossos governos com desenvolvimento, distribuição de renda e inclusão social”, afirma Jilmar Tatto, secretário nacional de Comunicação do PT. Para Tatto, “a marca aponta para o futuro e traz o sentimento de esperança, falando ao coração dos militantes e acenando para o país que busca uma nova primavera”.

Sob a consigna “Uma nova primavera para os nossos sonhos”, o evento comemorativo contará com um calendário de atividades e debates sobre a realidade atual e o papel do partido, que será divulgado oportunamente. “Hoje o Brasil vive uma realidade assustadora, Bolsonaro destrói o país e faz o povo sofrer. O retrocesso, aliado ao fascismo, trouxe de volta a pobreza, o fantasma da fome e o desemprego”, denunciam os organizadores. “O lema e a marca dos 41 anos é o encontro exato da história do PT com o presente e o futuro, afirmando o compromisso com a reinvenção do caminho, do rumo para realizar nossos sonhos”, define o secretário Jilmar Tatto.