No país, Grito dos Excluídos denuncia desgoverno Bolsonaro

Com o tema “Vida em Primeiro Lugar” e sob o lema “Este sistema não vale: lutamos por justiça, direitos e liberdade”, as atividades mobilizaram movimentos populares, pastorais e organizações políticas e sociais. No centro dos diferentes atos esteve a defesa da solidariedade e o “Fora Bolsonaro”

Reprodução

Manifestação na Esplanada dos Ministérios, em Brasília

Manifestações em todo o país marcaram a 26º edição do Grito dos Excluídos, nesta segunda-feira, 7 de setembro. Com o tema “Vida em Primeiro Lugar” e sob o lema “Este sistema não vale: lutamos por justiça, direitos e liberdade“, as atividades mobilizaram movimentos populares, pastorais e organizações políticas e sociais. No centro dos diferentes atos esteve a defesa da solidariedade e o “Fora Bolsonaro”.

Em Brasília (DF),  um grande ato simbólico aconteceu no gramado em frente ao Teatro Nacional, na Esplanada dos Ministérios, com instalações e outras formas de denúncias do atual governo. Em São Paulo (SP), a concentração ocorreu desde às 9h, na praça Oswaldo Cruz, próxima à Avenida Paulista, com realização de caminhada até o Centro da cidade. Outros eventos ocorreram em cidades do ABC e interior do estado.

Eventos em todo o país

Eventos também foram realizados nos estados do Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rondônia e Roraima. As manifestações ocorreram presencialmente, com respeito às normas de segurança sanitária e também por meio de eventos na internet.

Grito dos Excluídos na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Foto: Reprodução

História de lutas

Grito dos Excluídos surgiu em 1994, a partir do processo da 2º Semana Social Brasileira da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e foi realizado pela primeira vez no ano seguinte, em 7 de setembro de 1995, em 170 localidades, com o lema “A vida em primeiro lugar”, como um contraponto ao Grito da Independência.

“Mais do que uma articulação, o Grito é um processo, uma manifestação popular carregada de simbolismo, que integra pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos. Ele brota do chão, é ecumênico e vivido na prática das lutas populares por direitos”, consta em trecho de um documento histórico sobre a manifestação.

Grito dos Excluídos na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Foto: Reprodução

Grito dos Excluídos na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Foto: Reprodução

 

 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast