Nota de repúdio ao assassinato de lideranças do MAB

Secretário Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento do PT, Nilto Tatto, avalia com indignação mais uma onda de crimes contra movimentos sociais no Brasil

MAB

Protesto do Movimento dos Atingidos por Barragens

Mais que pesar e lamento, é com dor e revolta que recebemos a notícia do assassinato de duas lideranças da Movimento dos Atingidos por Barragens, havendo possibilidade de outras vítimas mais.

As informações ainda não são precisas, mas, segundo o MAB, Dilma Ferreira Silva, liderança atingida pela barragem de Tucuruí, no Pará, e que esteve com a presidenta Dilma Rousseff em 2011 pedindo uma política nacional de direitos para atingidos por barragens, com atenção especial às mulheres, juntamente de seu esposo, tiveram a vida roubada no dia de hoje.

A Secretaria Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento do PT vem denunciando a gravidade de o Brasil estar no topo da lista de países que mais matam ambientalistas no mundo. E a morte dos companheiros e companheiras do MAB só prova que o quadro se agrava. As declarações intolerantes de Bolsonaro contra aqueles que lutam por direitos vêm fomentando ainda mais a violência no país.

O Movimento dos Atingidos por Barragens, responsável por tantas lutas, inclusive, garantir informações mais precisas às famílias das vítimas dos crimes de Brumadinho e Mariana, é um dos movimentos mais combativos deste país, e portanto, seus integrantes sofrem perseguições das mais diversas naturezas.

Sabemos que todos os defensores da garantia de direitos no Brasil, hoje, carregam um alvo nas costas. Sob ameaça, aqueles que não tem outra alternativa a não ser a luta, não têm mais garantia de sobrevida. É esta a verdadeira “segurança” que o Estado brasileiro vem promovendo.

Nos solidarizamos ao MAB, aos familiares e amigos das vítimas, e seguiremos de punho erguido ao lado daqueles que não se calam, exigindo punição dos criminosos envolvidos em mais esta “página infeliz de nossa história”

Dilma Ferreira, Presente!

Nilto Tatto, Secretário Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento do PT.

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast