Nota do PT: Homenagem ao companheiro Waldir Pires

Waldir Pires, exemplo da incansável luta pela democracia brasileira, morreu nesta sexta-feira (22) aos 91 anos deixando a Bahia e o Brasil de luto.

Carlos Augusto/Guto Jads/Jornal Grande Bahia

O Brasil perdeu hoje um de seus maiores homens públicos, o ex-governador e ex-ministro Waldir Pires.

Sua contribuição ao país está entrelaçada às lutas do povo brasileiro pela justiça social, pela democracia e pela soberania nacional, desde a juventude, quando liderou as campanhas dos estudantes contra o nazifascismo.

Fundador dos cursos jurídicos da Universidade de Brasília, foi consultor-geral da República no governo de João Goulart e enfrentou corajosamente o golpe de 64.

Exilado e perseguido pela ditadura, ousou retornar ao país para articular a resistência democrática. Em 1986, derrotou as oligarquias de seu estado, numa histórica eleição para o governo da Bahia pelo PMDB.

Coerente com sua história, mesmo antes de se filiar ao PT Waldir Pires participou de campanhas presidenciais de Lula até a vitória em 2002.

Indicado ministro da Controladoria-Geral da União, em 2003, iniciou a implantação do moderno sistema de controle e transparência dos gastos públicos, do qual o país dispõe hoje, e considerado um dos melhores do mundo. Este é, sem dúvida, um de seus maiores legados.

Já na casa dos 90 anos de idade, Waldir nos impressionava pela disposição de continuar lutando pelo país e pela democracia, o que demonstrou participando ativamente da campanha em defesa do presidente Lula contra a perseguição da Lava Jato.

Hoje é um dia de luto para a Bahia, para o Brasil, para a Democracia.

Guardaremos para sempre, mestre e companheiro Waldir Pires, sua história de lutas, seu exemplo de coerência, dignidade e amor ao povo brasileiro.

Gleisi Hoffmann

Presidenta nacional do Partido dos Trabalhadores

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast