Nota: PT lamenta morte e exige justiça pelo assassinato de Bernadete Pacífico

Nota de pesar, solidariedade e memória da Yalorixá mãe Bernadete do Quilombo Pitanga dos Palmares

Divulgação/Redes Sociais

Yalorixá mãe Bernadete Do Quilombo Pitanga dos Palmares

Com imensa tristeza e indignação, senti a notícia sobre o assassinato da Yalorixá Mãe Bernadete, líder do Candomblé baiano e do Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho – BA.

Maria Bernadete Pacífico, aos 72 anos, foi vítima de um cruel e covarde assassinato com tiros a queima roupa, na noite desta quinta-feira (17).

Da mesma forma que seu filho, Flavio Gabriel, Binho do Quilombo, em 2017. Ela clamava por justiça e denunciava em toda oportunidade, as ameaças que seguia recebendo dos assassinos.

Como líder religiosa e do Quilombo Pitanga dos Palmares em Simões Filho, a ex-secretária municipal de Promoção da Igualdade promoveu a sua vida na luta dos direitos, na demarcação das terras quilombolas, na defesa dos povos de terreiro, contra a violência e o racismo religioso . Ela foi uma liderança combativa, comprometida com o bem viver para o seu povo!

Exigimos que haja investigação rigorosa para apuração dos mandantes e executores desse crime absurdo. Não podemos calar diante de ataques a terreiros e as lideranças de candomblé. É necessário que os órgãos de justiça garantam proteção à comunidade de Pitanga dos Palmares e aos familiares. A luta de Mãe Bernadete não pode ser silenciada.

Queremos Justiça! E, para este crime bárbaro, é necessária uma resposta firme do estado brasileiro e das autoridades, na identificação e punição aos responsáveis.

Nós, do Partido dos Trabalhadores, em honra à memória da mãe Bernadete, sua vida e suas lutas, prestamos toda a nossa solidariedade aos familiares, amigos, à Comunidade Quilombola Pitanga dos Palmares e ao Axé Abassá de Ogum, enlutados por essa grande perda, nosso abraço afetuoso.

Nos colocamos ao lado e mobilizamos todos os esforços na busca de justiça,

Ialorixá Mãe Bernadete, Presente!

Gleisi Hoffmann
Presidente do PT