Eleições municipais: Núcleo Evangélico do PT divulga carta ao povo brasileiro

Documento traz denúncias e críticas ao governo Bolsonaro na condução do país, além de fazer alertas sobre notícias falsas e o discurso de ódio feito por autoridades eclesiásticas

Cesar Ogata

Militantes do Núcleo das Evangélicas e Evangélicos do PT (NEPT) participaram do seu II Encontro Nacional nos dias 4 e 5 de setembro, quando aprovaram um documento direcionado ao povo evangélico a respeito dos desafios que representam as eleições municipais de 2020.

Na carta, o NEPT alerta para crise social e econômica que atinge o Brasil sob o desgoverno de Jair Bolsonaro e a falta de ação governamental diante da pandemia da Covid-19 que já matou 130 mil pessoas no país, além dos crimes ambientais, da violência, da recessão e da fome que ameaça os brasileiros mais vulneráveis.

O documento também chama atenção da população para “que busque discernimento e informações em fontes verdadeiras acerca da realidade política nacional, não dando atenção às falsas notícias que se multiplicam pelas redes sociais”. E aborda também a perseguição política praticada pelo atual governbo.

“O retorno da perseguição política através de dossiês suspeitos com visível abuso de autoridade. Além da incapacidade de governar com o enfraquecimento da nação, crise diplomática e perda de soberania. O Brasil é vergonha no cenário internacional”, denuncia um trecho do documento.

Abaixo, a íntegra do documento do NEPT para o povo evangélico.

II ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE EVANGÉLICAS E EVANGÉLICOS DO PARTIDO DOS TRABALHADORES

CARTA AO POVO EVANGÉLICO DIANTE DOS DESAFIOS DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2020

“Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou e não torneis a meter-vos debaixo do jugo da servidão.” Gálatas 5:1

Nós, militantes do Núcleo de Evangélicas e Evangélicos do Partido dos Trabalhadores (PT), representantes de várias unidades da federação reunidos nos dias 4 e 5 de setembro de 2020. Somos filiadas(os) e simpatizantes do Partido dos Trabalhadores (PT) evangélicos e protestantes das diversas denominações, comprometidos com a construção do projeto democrático popular, fortalecimentos da democracia e a busca da justiça para todos.

Que, diante do lamentável cenário e considerando que o Governo Bolsonaro não apresenta qualquer proposta de solução, diante do agravamento desta crise econômica-social e para a pós pandemia, consideramos de fundamental importância pronunciarmos às brasileiras e brasileiros, à luz do Evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo.

O Brasil encontra-se mergulhado numa crise sanitária em decorrência da pandemia do Covid-19 que já contagiou mais de 4 milhões de pessoas levando a óbito mais de 130 mil, fruto do descaso das autoridades públicas que debocham do povo.

Em caso inédito mais de 200 mulheres morreram durante a gravidez e no período pós parto pela contaminação pelo Covid-19, mais da metade, faleceram por não ter assistência e tratamento adequados. Os dados dizem que, as mulheres negras, mais que o dobro das brancas, são as mais vulneráveis. O Brasil lidera as estatísticas de viúvas e órfãos em decorrência da pandemia. Somos desafiados a missão bíblica de “cuidar das viúvas e dos órfãos” (Tiago 1:27).

Diante deste cenário calamitoso, expressamos a nossa imensa solidariedade e nos irmanamos ao sofrimento de milhões de famílias enlutadas. Rendemos Graças a Deus pelos profissionais da saúde, enfermagem, cientistas e pesquisadores, que se dedicam incansavelmente a busca de soluções, cuidando da vida nesta tragédia. Por reconhecer o dom e cuidado divinos. E, repudiamos aqueles que em nome de uma fé atrasada, demonizam e desprestigiam as ciências e o conhecimento.

Em decorrência, a crise econômica, o nosso país mergulha em uma recessão, agravando os índices de desemprego (41 milhões), pobreza (70%), fome e sofrimento as populações vulneráveis do campo e das cidades. Pior, opta em pagar os juros da dívida pública com as reservas econômicas dos governos, Lula e Dilma, privilegiando o sistema financeiro, trocando a vida do povo pelo lucro dos bancos.

E uma profunda crise política, da democracia e desrespeito à constituição. Com denúncias e violações gravíssimas dos direitos humanos, sociais e ambientais. Com invasões violentas, apoiadas pelo estado de territórios consolidados das populações indígenas, quilombolas, sem-terra e destruição do meio ambiente. E o aumento das agressões e mortes das populações jovens, negras, LGBTQI+, sem teto das periferias das cidades.

Somados, a perda de direitos das trabalhadoras e trabalhadores, o crescimento da informalidade e o abandono das políticas públicas como: saúde, educação, moradia, transporte e lazer que são universais e conquistados ao longo de décadas de lutas.

O retorno da perseguição política através de dossiês suspeitos com visível abuso de autoridade. Além da incapacidade de governar com o enfraquecimento da nação, crise diplomática e perda de soberania. O Brasil é vergonha no cenário internacional!

Ainda assim, intituladas autoridades eclesiásticas, com grande poder político, econômico e de comunicação, difundem mentiras, ódio e preconceito em nome da população evangélica. Aliam-se ao atraso, a este governo, aos opressores do povo, as elites econômicas-financeiras, ruralistas e milicianos em benefício próprio.

É preocupante as crescentes suspeitas e denúncias de crimes financeiros, assassinato, pedofilia no meio político-evangélico de ferrenhos defensores deste governo e seu presidente. Mercadejam e falsificam a palavra. Esses não nos representam, envergonham!

Além das denúncias e escândalos que envolvem a família do atual presidente da república e parte da cúpula do seu governo de corrupção, desvio de recursos públicos, atrelamento as milícias, como nos casos de Fabrício Queiroz, Marielle Franco e Anderson Gomes.

Sabemos que “o pai de toda mentira é Satanás” (João 4:44). Os “lobos vestidos de cordeiro” (Mateus 7:15-20) infiltrados nas casas de adoração enganam o povo e promovem todo tipo de ódio e intolerância. Por causa desses falsos profetas o povo evangélico carrega a pecha de ter-se aliado as forças fascistas que promovem o ódio e a morte em nosso país.

Assim, conclamamos à população que busque discernimento e informações em fontes verdadeiras acerca da realidade política nacional, não dando atenção às falsas notícias que se multiplicam pelas redes sociais.

Denunciem às autoridades competentes, o abuso do poder religioso, o uso dos púlpitos com fins eleitorais e a manipulação de informações de líderes religiosos. Diante do caos em que vivemos, Jesus nos alerta e nos chama ao discernimento: “Cuidado, que ninguém os engane. Pois, muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Eu sou o Messias!’ e enganarão a muitos” (Mateus 24:4-5).

Pois, eles dizem que defendem a família, mas vivem em relações desprezíveis e por vezes, criminosas. Eles dizem que defendem a vida, mas são a favor da necropolítica, a violência e o direito de o estado matar, como demonstram os gestos de armas dentro dos templos de adoração. Mas a bíblia diz: “Os céus e à terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua semente.” (Deuteronômio 30:19)

Por isso, reafirmamos. A única autoridade que reconhecemos e deve governar a vida do crente, baseia-se na inspiração e livre exame da Palavra de Deus, mediada pela vida, prática e fé  em Jesus Cristo, ao qual rendemos todas à Glórias e Nele firmamos às nossas esperanças na busca de um mundo de justiça, paz e alegria no Espirito.

O Povo evangélico é temente, solidário, amoroso, pacifico que labuta e dobra os joelhos, todos os dias em orações pela vida, saúde, proteção e para que, as autoridades trabalharem pelo bem-estar comum e o crescimento do nosso país.

O povo evangélico é trabalhador, vive humildemente, acorda cedo em busca do sustento da família, viajam em ônibus lotados expostos ao contágio da doença tornando-se parte da população vulnerável, igual ao povo de Israel no Egito, o crente busca a libertação de todo sofrimento e exploração.

As eleições municipais de 2020, em novembro deste ano é uma excelente oportunidade para começar as mudanças dos rumos da política em nosso país, através do voto, na escolha de Prefeitas(os) e Vereadoras(es) comprometidos com a maioria da população na execução de políticas sociais, crescimento e distribuição de renda nas cidades.

Milhares de irmãs e irmãos evangélicos, petistas, aceitaram esse grande desafio e apresentaram suas candidaturas em todo o país pelo Partido dos Trabalhadores. O PT respeita os valores cristãos, a vida, a liberdade, a ordem e os direitos inalienáveis de cada cidadão, independentemente de crença, raça ou escolhas pessoais. Defende a democracia, onde, a liberdade de opinião e busca de soluções aos problemas comuns, respeitando a diversidade e pluralidade da nossa sociedade.

Entendemos que nesta disputa eleitoral é fundamental,  derrotar o fascismo e o bolsonarismo; retomar as liberdades democráticas e religiosas contra toda a intolerância e preconceito; defender o estado e a igreja, imparciais, autônomas, separadas; defender os direitos do povo trabalhador; e defender a construção de uma sociedade economicamente justa, igualitária, ambientalmente sustentável, contra toda e qualquer injustiça e exclusão.

Neste sentido, convocamos o povo evangélico a se unir e disputar os rumos da sociedade, em favor de um projeto de nação que cuide da vida do povo, com especial atenção da saúde, emprego, alimentação, renda, direitos sociais no pós-pandemia nos municípios brasileiros.

Setembro de 2020

Na Paz e Bençãos de Nosso Senhor Jesus Cristo,

Militantes do Núcleo das Evangélicas e Evangélicos do PT (NEPT)