Outubro Rosa: Deputadas apoiam campanha contra câncer de mama

Em homenagem à campanha, a Câmara dos Deputados realizou uma sessão solene na quinta-feira (5)

Lucio Bernardo Jr./Câmara dos Deputados

Campanha Outubro Rosa na Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados realizou sessão solene nesta quinta-feira (5) em homenagem à Campanha Outubro Rosa. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença. Deputadas do Partido dos Trabalhadores compareceram à homenagem.

A campanha enfatiza a importância da mulher em conhecer seu corpo e atentar-se as alterações suspeitas.  Enfatiza que mulheres de 50 a 69 anos precisam realizar uma mamografia de rastreamento a cada dois anos; mostra a diferença entre mamografia de rastreamento e diagnóstico; esclarece os benefícios e malefícios da mamografia de rastreamento e mostra que o SUS oferta o exame de mamografia para as mulheres brasileiras de todas as faixas etárias.

Na solenidade a deputada Benedita da Silva (PT-RJ) explicou a importância do apoio e do combate preventivo ao câncer de mama e defendeu um orçamento mais robusto para a prevenção e cuidados. “Sabemos que o câncer é uma doença terrível que deixa marcas físicas e psicológicas. É preciso destinar recursos suficientes para a implantação de próteses mamarias”, disse.

Segundo Erika Kokay (PT-DF), o Outubro Rosa é uma conquista das mulheres e não deve ser transformado apenas em uma cor. “ A campanha deve ser transformada em atendimentos. É importante que todas as mulheres tenham direito de detectar o câncer, mas que também possam tratá-lo”, explicou.

*Do PT na Câmara

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast