Parlamentares do PT tomam posse nesta quarta na Câmara e no Senado

69 deputados/as federais petistas tomam posse na Câmara, enquanto no Senado, 4 novos membros serão empossados para se juntar à atual bancada

Pedro França

Congresso Nacional

A posse de parlamentares eleitos pelo voto popular para atuarem como seus representantes no Senado (81) e na Câmara (513), marcada para esta quarta (1º de fevereiro), ganhou um significado adicional depois dos atos terroristas de 8 de janeiro: será mais um marco da força da democracia no embate vitorioso contra o fascismo, estimulado pela gestão anterior e expurgado pelas urnas — não à toa, alvo preferencial do ex-presidente e seguidores.

As bancadas do PT no Senado e na Câmara, juntamente com os partidos aliados, têm pela frente o desafio de aprovar as propostas necessárias para atender aos interesses da população, de acordo com as prioridades alinhadas com o governo Lula, seja na economia, seja no social. Daí a importância da atuação parlamentar e da formação de uma base sólida de apoio à nova gestão federal para viabilizar a reconstrução do país, arrasado pelo bolsonarismo.

Depois de um recesso com movimento incomum no Congresso, que se reuniu logo após o ataque à democracia para aprovar o decreto de intervenção na área de segurança pública do Distrito Federal, encerrada nesta terça (31), a 57ª Legislatura começa pela Câmara, que empossa os 513 deputados e deputadas federais eleitas em 3 de outubro às 10h.

Em seguida, os partidos terão algumas horas para definir a formação de blocos parlamentares, para a divisão de representações dos cargos da Mesa — além do presidente, dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes — e para o registro de candidaturas. A eleição, em votação secreta, está marcada para as 16h30.

Já no Senado, a chamada “sessão preparatória” começa às 15h com a posse dos 27 senadores eleitos em 3 de outubro (um terço do total de 81). Em seguida, uma segunda sessão preparatória é aberta para a eleição do presidente do Senado. Apesar de não constar do Regimento, por tradição o eleito deve obter a maioria absoluta dos votos (41). Caso contrário, será realizada nova escolha entre os dois candidatos mais votados.

O eleito assume o cargo imediatamente e, se houver anuência de pelo menos um terço da Casa, mantém a sessão para que no mesmo dia sejam eleitos os demais membros da Mesa: dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes. Sem o acordo, a eleição para a Mesa acontecerá na quinta (2), às 10h.

PT no Senado e na Câmara

O PT não apenas cresceu no Congresso como terá papel relevante e direto no governo Lula. O PT no Senado, por exemplo, passará de 7 para 9 senadores, enquanto o PT na Câmara, de 54 para 69.

Além disso, o senador Jaques Wagner (BA) assumiu a Liderança do Governo na Casa, e os senadores eleitos Wellington Dias (PI) e Camilo Santana (CE) assumiram os Ministérios de Desenvolvimento Social e Combate à Fome e de Educação, respectivamente. Ambos deixarão os cargos para assumir os mandatos no Senado e eleger a Mesa. Em seguida, se licenciam e retornam aos Ministérios.

Suas vagas serão ocupadas pelas suplentes Augusta Brito (PT-CE) e Jussara Lima (PI), que é filiada ao PSD, mas já confirmou publicamente que se filiará ao PT logo após tomar posse, o que deve acontecer nesta sexta (3). Também assumem seus mandatos no Senado Teresa Leitão (PE) e Beto Faro (PA).

O grupo reforça a bancada de cinco senadores com mais quatro anos de mandato: Fabiano Contarato (ES), escolhido líder do PT no Senado na semana passada, Paulo Paim (RS), Humberto Costa (PE) e Rogério Carvalho (SE), além de Jaques Wagner. Deixam o Senado Paulo Rocha (PA), que atuou como líder nos últimos dois anos, e Jean Paul Prates (RN), que era líder da Minoria e acaba de assumir a Presidência da Petrobras.

Para a eleição no Senado, o PT apoia o atual presidente, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), candidato à reeleição. Na Câmara, a bancada também apoia a reeleição do atual presidente, Arthur Lira (PP-AL).

As bancadas de parlamentares do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados e no Senado Federal tomam posse nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, juntamente com os demais deputados e deputadas federais eleitos em todo o país.

A bancada do PT nas duas Casas

Confira abaixo os parlamentares da bancada do PT na Câmara que tomarão posse nesta quarta-feira, e os respectivos suplentes que assumirão as vagas dos eleitos que se licenciarão para assumir funções governamentais:

PARLAMENTAR UF SUPLENTES
1 Adriana Accorsi GO
2 Afonso Florence BA Josias Gomes (PT)
3 Airton Faleiro PA
4 Alencar Santana SP
5 Alexandre Lindenmeyer RS
6 Alexandre Padilha SP Alfredinho (PT)
7 Ana Paula Lima SC
8 Ana Pimentel MG
9 Arlindo Chinaglia SP
10 Benedita da Silva RJ
11 Bohn Gass RS
12 Camila Jara MS
13 Carlos Veras PE
14 Carlos Zarattini SP
15 Carolina Dartora PR
16 Dandara Tonantzin MG
17 Denise Pessôa RS
18 Dilvanda Faro PA
19 Dimas Gadelha RJ
20 Dr. Francisco PI
21 Enio Verri PR Elton Welter (PT)
22 Érika Kokay DF
23 Flávio Nogueira PI
24 Florentino Neto PI
25 Gleisi Hoffmann PR
26 Helder Salomão ES
27 Ivoneide Caetano BA
28 Jackeline Rocha ES
29 Jilmar Tatto SP
30 João Daniel SE
31 Jorge Solla BA
32 José Aírton CE
33 José Guimarães CE
34 Joseildo Ramos BA
35 Juliana Cardoso SP
36 Kiko Celeguim SP
37 Leonardo Monteiro MG
38 Lindbergh Farias RJ
39 Luiz Couto PB
40 Luiz Marinho SP Orlando Silva (PCdoB)
41 Luizianne Lins CE
42 Marcon RS
43 Maria do Rosário RS
44 Miguel Ângelo MG
45 Mineiro RN
46 Natália Bonavides RN
47 Nilto Tatto SP
48 Odair Cunha MG
49 Padre João MG
50 Patrus Ananias MG
51 Paulão AL
52 Paulo Guedes MG
53 Paulo Pimenta RS Reginete Bispo (PT)
54 Paulo Teixeira SP Vicentinho (PT)
55 Pedro Uczai SC
56 Reginaldo Lopes MG
57 Reimont RJ
58 Rejane Dias PI Merlong Solano (PT)
59 Rogério Correia MG
60 Rubens Otoni GO
61 Rubens Pereira Júnior MA
62 Rui Falcão SP
63 Tadeu Veneri PR
64 Valmir Assunção BA
65 Vander Loubet MS
66 Waldenor Pereira BA
67 Washington Quaquá RJ
68 Zé Neto BA
69 Zeca Dirceu PR

PT no Senado

No Senado Federal, a bancada do PT elegeu quatro novos membros com a eleição de Beto Faro (PT-PA), Tereza Leitão (PT-PE), Wellington Dias (PT-PI) e Camilo Santana (PT-CE).

Com a saída dos então senadores Paulo Rocha (PT-PA) e de Jean Paul Prates (PT-RN), a bancada do PT no Senado teria agora um total de 9 membros nesta legislatura.

Os senadores Wellington Dias e Camilo Santana assumiram funções de ministros no governo Lula, assim as suplentes Maria Augusta (PT-CE) e Jussara Lima (PSD-PI) assumirão as suas vagas .

Confira abaixo os membros da bancada do PT no Senado que tomam posse em 1º de fevereiro:

PARLAMENTAR UF
Beto Faro PA