Pelo 24º ano, PT lidera lista dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso

Bancadas do partido na Câmara e no Senado emplacaram 22 nomes (17 deputados e 5 senadores) na lista dos “Cabeças do Congresso Nacional”, elaborada há 29 anos pelo Diap

Gustavo Bezerra

O reconhecimento do Diap sobre o partido no Congresso: "O PT sempre exerceu muita influência sobre a agenda legislativa, mesmo quando estava na oposição"

As bancadas do Partido dos Trabalhadores na Câmara e no Senado emplacaram 22 nomes (17 deputados e 5 senadores) na lista dos “Cabeças do Congresso Nacional”, elaborada anualmente há 29 anos pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).

Pelo 24º ano consecutivo, o PT lidera a lista dos parlamentares mais influentes do Congresso. Com oito nomes (deputados e deputadas), o partido também lidera a lista dos 50 parlamentares considerados em “ascensão” no Parlamento e que, mantida a trajetória, podem figurar futuramente na lista dos 100 “Cabeças do Congresso”. O levantamento foi divulgado pelo Diap nesta sexta-feira (29).

Os “Cabeças do Congresso Nacional”, segundo o Diap, são aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de suas qualidades e habilidades no dia a dia do Parlamento. Entre esses atributos destacam-se a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, além de articular e formular propostas. A lista dos 100 parlamentares mais influentes de 2023 é composta por 71 deputados e 29 senadores, sendo 69% pertencentes à base de sustentação do governo Lula e 31% de oposição.

“O PT, partido do presidente da República, possui a maior representação entre os Cabeças do Congresso Nacional 2023, mesmo sendo a 2ª maior bancada. O partido, organizado em núcleos temáticos, sempre exerceu muita influência sobre a agenda legislativa, mesmo quando estava na oposição”, destaca a publicação do Diap.

A combativa bancada do PT no Senado: cinco dos oito parlamentares da legenda figuram na lista do Diap (Foto: Alessandro Dantas)

Senado

Cinco dos oito parlamentares do PT no Senado figuram na lista daqueles considerados como a elite do Poder Legislativo. O líder do PT no Senado, Fabiano Contarato (ES), e os senadores Humberto Costa (PE), Jaques Wagner (BA), Paulo Paim (RS) e Rogério Carvalho (SE) são os integrantes do partido na lista.

Câmara

Na lista dos “Cabeças do Congresso” da Câmara estão os líderes do PT, deputado Zeca Dirceu (PR), e do governo, deputado José Guimarães (PT-CE), e a presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR). Também fazem parte os (as) deputados (as) petistas, por ordem alfabética: Alencar Santana (SP), Arlindo Chinaglia (SP), Benedita da Silva (RJ), Bohn Gass (RS), Carlos Zarattini (SP), Erika Kokay (DF), Lindbergh Farias (RJ), Maria do Rosário (RS), Nilto Tatto (SP), Odair Cunha (MG), Reginaldo Lopes (MG), Rogério Correia (MG), Rubens Pereira Jr. (MA) e Rui Falcão (SP).

Em ascensão

O PT também lidera, com 8 nomes, a lista dos parlamentares que estão em “ascensão” na lista dos mais influentes do Congresso. Todos pertencem à Bancada do PT na Câmara. São eles (em ordem alfabética): Airton Faleiro (PA), João Daniel (SE), Joseildo Ramos (BA), Luizianne Lins (CE), Natália Bonavides (RN), Paulo Guedes (MG), Pedro Uczai (SC) e Valmir Assunção (BA).

Pela classificação do Diap, os parlamentares em “ascensão” são aqueles que vem recebendo missões partidárias, políticas ou institucionais que, mantida a trajetória, podem credencia-los (credencia-las) a aparecerem em uma futura lista da elite parlamentar do Congresso.

Paulo Paim sempre esteve na elite do Congresso Nacional

Dos 100 parlamentares da 1ª edição da série “Cabeças” do Congresso, publicada em 1994, apenas um se manteve na lista em todos os 30 anos da publicação, demonstrando “grande prestígio, influência e capacidade de articulação”. O senador Paulo Paim sempre fez parte da lista, tanto como deputado federal quanto como senador.

“Além de excelente trânsito entre os pares, Paim, como é carinhosamente chamado pelos demais parlamentares, reúne habilidades que o credenciaram a exercer influência por mais de duas décadas consecutivas no Congresso Nacional”, destaca o Diap.

Leia o resumo do levantamento.

Do PT na Câmara e PT no Senado, com Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast