Pernambuco | Mulheres Negras do PT preparam Fórum para ampliar participação política

Fórum inédito visa traçar estratégias para aumentar a presença feminina negra na direção partidária, no executivo e no legislativo 

As mulheres negras do PT de Pernambuco se reuniram para organizar o lançamento do I Fórum Estadual de Mulheres Negras Petistas. Essa iniciativa inédita no estado é fruto de uma parceria que articula as Secretarias Estaduais de Combate ao Racismo, de Mulheres e LGBT. 

O objetivo do Fórum é ampliar a participação política das mulheres negras dentro e fora do partido, criando um espaço de acolhimento, fortalecimento, construção coletiva, empoderamento, formação política e, principalmente, criação  de núcleos regionais para o combate ao racismo nas estruturas partidárias. 

 

A secretária estadual de mulheres de Pernambuco, Suely Oliveira, explica que essa atividade, fruto da articulação de três secretarias, é um passo importante para a troca de questões mais específicas  entre as mulheres, ampliando a discussão de gênero, raça e diversidade sexual. 

 

“Vem em momento bastante oportuno, considerando que esse é um ano de eleições e é uma preparação do Projeto Elas para garantir a efetiva participação das mulheres negras em todo o processo. Pernambuco tem muito a ganhar com essa articulação”, explica Suely

 

Nordeste na vanguarda. 

Janaína Fernandes é uma das coordenadoras do Fórum Nacional de Mulheres Negras Petistas representando o Nordeste. Ela faz parte da Secretaria Estadual de Combate ao Racismo e explica que, apesar do progresso das mulheres no sentido mais geral, as questões relacionadas às mulheres negras ainda andam com vagarosidade. 

 

Ela reforça que o estado de Pernambuco sai à frente nessa discussão, porque coloca três secretarias para fazer a discussão de uma questão necessária: a transversalidade das pautas alinhada à unidade na luta pelos direitos e contra o retrocesso.

 

“A gente vai pros estados e para cidades no interior e não consegue ver nossas mulheres ocupando o executivo, o legislativo. Esse fórum visa criar um aquilombamento e uma teia de comunicação com as mulheres do interior e da capital”, reforça Janaína. 

O Fórum visa dar ampla assistência para realizar visitas aos municípios, estabelecer contatos com os Diretórios municipais, e fortalecer o fluxo entre as mulheres do Recife e regiões interioranas. 

 

Eleições 2020 

Ampliar a participação política de mulheres negras está entre as prioridades do projeto Elas Por Elas. O estado de Pernambuco avança nas iniciativas ao criar esse espaço que também busca dialogar sobre as perspectivas das mulheres negras nos próximos períodos eleitorais (2020 e 2022), com o objetivo de ampliar a presença feminina negra nos poderes legislativo e executivo.

Para concretizar a atividade, as pernambucanas criaram uma comissão provisória responsável para materializar a construção do I Fórum Estadual de Mulheres Negras do PT-PE. A previsão é que atividade aconteça em abril. 

 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast