Pesquisa mostra que povo brasileiro nunca esteve tão infeliz como em 2018

Os picos mais altos de felicidade foram registrados durante os governos de Lula e Dilma; indicadores sociais como renda e desigualdade tem impacto no resultado

Arquivo/Agência Brasil

População brasileira nunca esteve tão infeliz, revela pesquisa

O povo brasileiro nunca esteve tão infeliz como em 2018, segundo a pesquisa World Happiness Report (Relatório Mundial de Felicidade). Ainda de acordo com o estudo, os picos mais altos de felicidade no país foram registrados em 2009, 2011 e 2013 durante os governos de Lula e Dilma.

O relatório feito pela empresa de opinião Gallup analisa 156 países e está em sua sétima edição. O cálculo leva em consideração tanto questões subjetivas e pessoais quanto indicadores sociais e percepção sobre o governo. O ranking é composto pela média de pontos que um país obtém nos últimos três anos. Em 2018, o Brasil teve o pior resultado da série histórica e terminou em 36º lugar.

Em entrevista ao jornal O Globo, o economista Marcelo Neri, da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, comentou os resultados e avaliou que “nenhum país tem relação mais intensa entre felicidade e renda que o Brasil. Os mais ricos são muito mais felizes que os mais pobres”.

Sobre o contexto que o país se encontrava em 2018, Marcelo Neri avaliou que “além do desemprego e da desigualdade, o brasileiro estava mais sensível, mais desiludido”. Para o pesquisador, “os resultados mostram um povo que não confia no governo”.

Os números comprovam o que Lula disse em 2017, quando esteve em Feira de Santana, na Bahia, em sua caravana pelo país. À época, já depois do golpe contra Dilma Rousseff e do início da perseguição política, o ex-presidente lembrou que as gestões petistas foram as primeiras a incluir as pessoas mais pobres no orçamento. E exaltou: “eu nunca vi o povo deste País tão feliz quanto no meu governo. O pobre viajava de avião, comprava as coisinhas dele, tirava férias”.

Da Redação Da Agência PT de Notícias, com informações de O Globo

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast