Petistas destacam valor dos professores no desenvolvimento do país

Parlamentares usaram redes sociais para prestar homenagem e falar sobre a importância dos docentes nesse 15 de outubro

Fábio Arantes/Fotos Públicas

Petistas homenageiam professores nesse 15 de outubro

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara usaram suas redes sociais nesta segunda-feira para homenagear os professores pelo dia desses profissionais, comemorado no dia 15 de outubro. Entre outros pontos, os petistas destacaram a importância dos professores na transmissão do conhecimento e para a formação cidadã da sociedade, visando o desenvolvimento pleno do país.

Em vários cards, os deputados também lembraram dos avanços obtidos na educação durante os 13 anos que o PT governou o país (governos Lula e Dilma). Entre eles o ingresso de mais de dois milhões de estudantes que acessaram a universidade por meio do ProUni (Programa Universidade para Todos), outros 2,5 milhões de estudantes através do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), e mais de oito milhões de novas matrículas no ensino superior.

Também foram lembrados a criação de 18 novas universidades públicas no país, a expansão do ensino superior com 173 novos campi, além da destinação de recursos- através do PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) – para mais de 37 mil escolas, priorizando aquelas com Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) abaixo da meta nacional.

Em sua conta no twitter, o deputado Pedro Uczai (PT-SC) escreveu que ser professor é ser agente de transformação social. “É fazer toda a diferença na vida de crianças e jovens. É se doar. Sou muito grato à profissão que escolhi e pelos alunos que pude ensinar. A educação é a melhor herança que podemos deixar para nossos filhos”.

O deputado Zeca Dirceu (PT-PR), também no twitter demonstrou gratidão e respeito aos professores e aproveitou para reafirmar seu compromisso com “a valorização profissional e por uma educação emancipadora e de qualidade”. E a deputada Margarida Salomão (PT-MG) escreveu que o “Dia da professora e do professor “é dia de homenagear quem é a alma da escola”.

Para homenagear os professores, o deputado Leonardo Monteiro (PT-MG) citou frase do educador Paulo Freire: “A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem. Não pode temer o debate. A análise da realidade. Não pode fugir à discussão criadora, sob pena de ser uma farsa”.

Os deputados Henrique Fontana (PT-RS) e Helder Salomão (PT-ES) também citaram Paulo Freire: “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”, escreveu Fontana em sua conta no twitter. E Helder Salamão destacou que “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possiblidades para a sua produção ou construção”.

Leia abaixo as demais declarações dos deputados petistas

Caetano (PT-BA) – “A educação é a ferramenta que pode transformar um país, um povo. E o professor é o agente dessa mudança. Precisamos valorizar o trabalho nobre destes profissionais de extrema importância para a formação de cidadãos conscientes”.

Padre João (PT-MG) – “As mudanças só virão pela educação. Por uma sociedade com mais livros e menos armas”.

José Airton Cirilo (PT-CE) – “Nem sempre são reconhecidos e homenageados como merecem. A base de toda conquista é o professor. Parabéns, mestres! ”.

Maria do Rosário (PT-RS) – “Parabéns para todas as educadoras e educadores que dedicam suas vidas para ensinar outras vidas, na formação na infância e preparando futuros profissionais. Que enfrentam a luta por valorização e por uma educação cidadã”.

Marco Maia (PT-RS) – “Feliz dia do professor! Podemos construir um mundo melhor com livros nas mãos e não com armas”.

Rubens Otoni (PT-GO) – “Parabéns professoras e professores. Que o reconhecimento e a valorização venham como incentivo e motivação para que mais e mais pessoas cumpram este papel tão importante na sociedade”.

Celso Pansera (PT-RJ) – “Hoje é dia de homenagear estes profissionais, essenciais em qualquer parte do mundo: parabéns mestres! ”.

Afonso Florence (PT-BA) – “Parabenizo todos os mestres guerreiros da educação. Mais livros, menos armas. Que o professor seja valorizado e respeitado! ”.

Zé Carlos (PT-MA) – “Hoje, no Dia dos professores, parabenizo homens e mulheres que exercem essa bela profissão e que sabem que a educação é a melhor arma para combater os problemas do nosso País. O Brasil não precisa de armamento, precisa de livros”.

Décio Lima (PT-SC) – “Todos conhecemos aquele professor dedicado, incansável e que nunca desiste; este dia é para ele assim como nossa gratidão”.

Por PT na Câmara

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast