Petistas lamentam assassinato de lideranças do MAB e cobram punição

Helder Salomão e Nilto Tatto manifestaram repúdio aos assassinatos, ocorridos nesta sexta (22), e exigiram providências do governo do Pará

PT na Câmara

O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara, deputado Helder Salomão (PT-ES) e o Secretário Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento do PT, deputado Nilto Tatto (PT-SP), manifestaram pesar e repúdio aos assassinatos de lideranças do Movimentos dos Atingidos por Barragens (MAB), ocorridos nesta sexta-feira (22) no Pará. Segundo informações iniciais, entre as vítimas estaria Dilma Ferreira Silva, da coordenação regional do MAB e seu esposo. Ainda não há a confirmação do número de mortos na ação, nem os motivos dos assassinatos.

O presidente da CDHM solicitou providências ao governador do Pará, Helder Barbalho ao secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado e para o procurador-geral de Justiça, Gilberto Martins. No documento, o presidente da CDHM pede agilidade na adoção das medidas cabíveis para apurar o crime e identificar os responsáveis. Solicita também que a CDHM seja informada que providências foram tomadas.

“Considerando as informações preliminares, podemos dizer que possivelmente os crimes são uma reação à luta dessas pessoas pelos direitos humanos”, afirma Helder Salomão.

Em nota, o Secretário Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento do PT também exige a apuração rigorosa do caso. “Nos solidarizamos ao MAB, aos familiares e amigos das vítimas, e seguiremos de punho erguido ao lado daqueles que não se calam, exigindo punição dos criminosos envolvidos em mais esta “página infeliz de nossa história”, diz Nilto Tatto.

Dilma Ferreira Silva era uma liderança do MAB atingida pela barragem de Tucuruí, no Pará. Em 2011, ela esteve com a presidenta Dilma Rousseff pedindo uma política nacional de direitos para atingidos por barragens, com atenção especial às mulheres.

Leia a íntegra da nota da Secretaria Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento do PT

Por PT na Câmara