Posicionamento sobre o caso do vereador que cometeu tentativa de feminicídio

PT reforça comprometimento no combate à violência contra a mulher dentro e fora do partido. Parlamentar está suspenso e comissão disciplinar vai deliberar os próximos passos

Site do PT

A Direção Executiva do Partido dos Trabalhadores foi surpreendida no final da noite de ontem pela notícia de gravíssima denúncia de prática de violência contra mulher por parte do Vereador do PT de Fortaleza, Ronivaldo Maia.

O PT expressa sua integral e irrestrita solidariedade a vítima e a todas as mulheres que sofrem violência , cotidianamente , em nosso país.

A história de luta das mulheres e homens do PT contra o machismo, que tem na violência física a mais cruel manifestação de covardia, nunca poderia admitir tal situação e não será desta vez que passará impune. Desde a fundação, o PT defende e luta por uma sociedade com igualdade de gênero. Toda a nossa trajetória é de fortalecimento da luta das mulheres e pela efetiva participação nos rumos do partido, como estratégia para enfrentamento ao patriarcado e ao machismo, seja na luta social, seja nas instâncias partidárias.

De posse das primeiras informações sobre os fatos, o Partido dos Trabalhadores, através de suas instâncias, reitera seu compromisso intransigente com o combate à toda forma de violência contra a mulher e acompanhará de perto a apuração rigorosa dos fatos.

Com base no estatuto partidário, comunicamos nossa deliberação pela suspensão imediata da filiação do vereador ao PT Fortaleza e a constituição de uma comissão paritária no âmbito do partido, com representação igualitária de homens e mulheres, para apuração disciplinar do ocorrido.

O código de ética e disciplina, documento partidário que orienta e organiza nossa intervenção pública compreende que todo filiado tem obrigação política e moral de corresponder à responsabilidade assumida com suas tarefas militantes, quer seja em cargos de direção partidária, em cargos privados ou públicos. Nessa perspectiva, reiteramos aqui esses compromissos.

DIREÇÃO EXECUTIVA MUNICIPAL DO PT FORTALEZA
SECRETARIA ESTADUAL DE MULHERES DO PT CEARÁ