Primavera das Mulheres toma SP com Manu e Haddad nesta terça (25)

Concentração para ato político acontece na Praça da República, a partir das 16h, e segue em caminhada até a Praça Ramos

Ricardo Stuckert

Manuela D"Ávila e Fernando Haddad

A primavera chegou, e é tempo de florescer. É com esse espírito que as mulheres vão tomar as ruas de São Paulo nesta terça-feira (25) para mostrar que estão com Fernando Haddad e Manuela D’Ávila em luta contra os retrocessos e pela retomada do Brasil para o povo brasileiro.

Diante do avanço do conservadorismo, a Primavera das Mulheres também surge como forma de se opor às campanhas de candidatos que pregam o ódio e disseminam distintas formas de violência contra a mulher.

Organizada por militantes de movimentos populares e por partidos da coligação “O Povo Feliz de Novo”, a caminhada que abre a Primavera das Mulheres terá concentração às 16h na Praça da República. Depois, a marcha seguirá até a Praça Ramos, com a candidata a vice-presidenta Manuela D’Ávila. No local, o candidato de Lula, Fernando Haddad, se juntará ao ato.

A candidatura de Haddad tem ganhado cada vez mais adesão entre as mulheres. Tanto que em uma simulação de segundo turno feita pela pesquisa FSB/ BTG-Pactual entre o petista e o candidato de extrema-direita, do PSL, Haddad venceria a disputa entre as mulheres com 44% das intenções de voto, contra 38% do adversário.

Nas redes sociais, o candidato de Lula também é o preferido pelas mulheres. Segundo levantamento da Spark, empresa de marketing de influência, Haddad é o único presidenciável que tem maioria de seguidoras no Facebook. Elas representam 54% do total de pessoas que seguem o candidato.

Manuela D’Ávila e Ana Estela Haddad em Florianópolis (SC). Foto: João Soares

Protagonismo para as mulheres

Com Haddad e Manuela, as mulheres terão novamente papel de protagonismo na agenda do Governo Federal, com a recriação do Ministério das Mulheres. A meta é retomar as políticas voltadas para mulheres já consolidadas pelos governos de Lula e Dilma Rousseff, que foram interrompidas e, em alguns casos, extintas pelo atual governo golpista, como aconteceu com a Secretaria de Políticas para Mulheres.

As mulheres também estarão representadas em todas as instâncias do novo governo, diferentemente do cenário de atualmente, no qual apenas uma pasta com status de ministério é chefiada por mulher. 

O Plano de Governo da coligação “O Povo Feliz de Novo” apresenta ainda como compromisso a retomada de programas que promovam a autonomia econômica, a igualdade de oportunidades e a isonomia salarial no mundo do trabalho entre homens e mulheres, além do fortalecimento de políticas de enfrentamento à violência de gênero.

Por Geisa Marques, da Comunicação Elas por Elas

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast