Primeiro lote de trilhos chega a local de obras da Ferrovia Oeste-Leste

Nível de obras do empreendimento no trecho de 1.022 quilômetros entre Ilhéus e Caietité, no estado da Bahia, atinge 50,06%

O primeiro carregamento de trilhos que atenderá a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) começaram a ser entregues esta semana no local das obras. São esperados mais 11 navios do mesmo fornecedor desse carregamento e, a partir de setembro, uma fabricante chinesa também passará a entregar trilhos no Brasil.

No trecho de 1.022 quilômetros entre Ilhéus e Caetité (BA), o empreendimento atinge o nível de 50,06% de obras realizadas até o momento. A chegada dos trilhos garante a continuidade do ritmo normal da construção que deve ser concluída neste trecho até dezembro de 2015.

As barras pesam ao todo 2.185 toneladas (cerca de 720 quilos cada uma). Do total, 500 toneladas estão sendo descarregadas ao lado do eixo da ferrovia em Jequié (lote 2) e outras 1.685 toneladas em Brumado (lote 4). O trabalho de descarregamento deve durar toda a semana.

 

Fiol – Quando estiver concluída, a Fiol se estenderá por 1.527 quilômetros, ligando Figueirópolis, no Tocantins, ao litoral da Bahia. A ferrovia é uma alternativa de transporte capaz de atender as necessidades das regiões produtoras de minério de ferro de Caetité e Tanhaçu, no Sul do estado da Bahia, e as produtoras de grãos no Oeste da Bahia e no Sudeste do Tocantins.

A capacidade inicial da ferrovia é de transportar aproximadamente 40 milhões de toneladas ao ano por sentido, dentre grãos, minérios, combustíveis e carga geral, destinados ao mercado interno e externo.

 

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do Portal Brasil

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast