Projeto de desenvolvimento nacional será tema de debate com Haddad

Organizado pela Executiva Nacional do PT em parceria com a Fundação Perseu Abramo, evento faz parte do dos Seminários Preparatórios ao 7º Congresso Nacional do PT

Paulo Pinto

Fernando Haddad no lançamento do 7º Congresso Nacional do PT

A Executiva Nacional do PT e a Fundação Perseu Abramo (FPA) realizam o terceiro debate dos Seminários Preparatórios para o 7º Congresso Nacional do PT – Lula Livre. O evento discute um projeto de desenvolvimento nacional e conta com a presença de Fernando Haddad, candidato do PT às eleições presidenciais de 2018. O debate está marcado para este segunda-feira (26) às 19h e será transmitido em todas as redes sociais do PT e da FPA.

A revolução nas tecnologias de informação e comunicação vivenciada desde o advento da internet agudizou os conflitos existentes desde a reestruturação produtiva da segunda metade do século 20. O capitalismo é global, a economia é cada vez mais virtual, a vida se torna cada vez mais dependente dos algoritmos, os empregos se tornam mais escassos a cada dia e a exploração desenfreada de recursos naturais diminui a expectativa de futuro.

Qual é o papel do Estado no século 21 e como isso se relaciona com as tradições históricas do Estado brasileiro? Como fica a soberania nacional e a inserção do Brasil neste novo mundo que se desenha? Como enfrentar as desigualdades impostas pelo modelo capitalista? Como fazer a transição do Brasil de hoje para o que projetamos para o futuro?

Ciclo de debates

Os Seminários Preparatórios são debates realizados pela Executiva Nacional do PT e pela FPA durante os meses de agosto e setembro de 2019 com objetivo fomentar contribuições, além das trazidas pelas teses das chapas inscritas no 7º Congresso Nacional do PT – Lula Livre.

Todos os debates são divulgados e transmitidos pelas redes do PT e da FPA e a coordenação sugere aos diretórios a organização de salas coletivas em todo o Brasil para acompanhar, enviar questões e aprofundar o debate em cada local.

O debate de lançamento aconteceu no dia 5 e teve como tema “Capitalismo x Democracia”. A presidenta nacional do PT Gleisi Hoffmann e o presidente da Fundação Perseu Abramo, Marcio Pochmann, deram início à atividade, que contou com a participação do economista Luiz Gonzaga Belluzzo, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O segundo debate, sobre a defesa da democracia no Brasil, aconteceu no dia 12 e contou com a presença da filosofa Marilena Chauí, professora emérita da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP).

Assista ao primeiro debate

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast