Prefeito Luizinho sanciona lei que cria SUS Animal em Alfenas

Nova legislação vai beneficiar ações de saúde, proteção ambiental e bem-estar animal. Lei que cria o Sistema Único de Saúde Animal e Meio Ambiente (Susama) foi inspirada no Projeto de Lei 3308/2021 do deputado federal Reginaldo Lopes

Divulgação/Site do PT

Projeto do deputado Reginaldo Lopes vira lei e cria SUS Animal em Alfenas

O prefeito de Alfenas, Luizinho (PT/MG), sancionou uma lei que cria o Sistema Único de Saúde Animal e Meio Ambiente (Susama). A proposta do SUS Animal foi inspirada no Projeto de Lei nº 3308/2021 do deputado federal Reginaldo Lopes (PT/MG).

A partir de agora, o Sul de Minas conta com um Hospital de Cães e Gatos com aproximadamente 1.210 m² de área construída, que são divididas entre canil, gatil, áreas de quarentena e isolamento, num total de 109 unidades (baias).

Departamentos de pré-operatório e pós-operatório, depósitos de ração, setor administrativo com salas de recepção, consulta, banho e vacinação, cozinha, copa, banheiro também fazem parte da instalação. Além desses compartimentos, o hospital vai abrigar áreas de internação e farmácia, para os cães e felinos.

Vanguarda da proteção animal

Para a coordenadora Nacional do Setorial de Direitos Animais do PT, Vanessa Negrini, a aprovação do SUS animal na prefeitura de Alfenas coloca o PT na vanguarda da proteção animal.

“Nosso objetivo é que todas as prefeituras petistas repliquem projetos semelhantes para garantir a saúde e o bem-estar dos animais domésticos. Também estamos trabalhando para que o SUS Animal esteja incluído no programa de governo Lula em 2022”, afirma.

Vanessa enfatiza que dentro do conceito de saúde única, garantir a saúde dos animais que convivem conosco é também garantir a saúde humana, já que mais de 70% das doenças em animais também podem infectar humanos. Além disso, os cães e gatos são considerados membros da família por 61% dos tutores, de forma que a atenção com a saúde animal é uma questão considerada prioritária para a maioria dos brasileiros.

A solenidade aconteceu no último sábado, 18, e contou com a presença de entidades protetoras da causa, ONGs do deputado Reginaldo Lopes, prefeito Luizinho e Adriana Araújo, que foi pré-candidata pela causa animal nas últimas eleições e veio para o PT por causa do Setorial.