PT, 41 anos: “Quem tem laços com o povo não sucumbe à luta”, afirma Gleisi

“Na conjuntura de terrível sofrimento que se impõe ao nosso povo, de destruição nacional e do que o projeto de continuidade de Jair Bolsonaro representa, como ameaça permanente à democracia, o PT tem o papel de mobilizar desde já a esperança de superarmos esta situação, unindo as forças democráticas e populares em torno de um projeto de reconstrução para recuperar o Brasil para seu povo”, defendeu a presidenta do PT, Gleisi Hoffman, na abertura do evento comemorativo dos 41 anos do partido

Site do PT

Deputada Federal Gleisi Hoffmann (PR), presidenta nacional do PT

Vivemos muitas coisas, enfrentamos dificuldades, vencemos desafios, mas sinceramente acho que nunca pensamos, eu pelo menos, chegaríamos a uma situação como estamos vivendo no Brasil.

O País está sendo governado por alguém que tem o objetivo de destruir e trata este objetivo como verdadeira missão: destruir o Estado, a democracia, os movimentos sociais, a oposição. Destruir a liberdade e o direito, com toda sua energia voltada para mante-se no poder.

O povo está abandonado ã própria sorte, sem emprego, sem renda, os preços dos alimentos cada dia mais caros, e sem perspectiva de vacina para se proteger da pandemia. Morrem centenas a cada dia e milhares ficam doentes

Três fatos vividos esta semana no Brasil se entrelaçam para ilustrar bem o caos em que o pa[is foi colocado: votação do projeto de autonomia do Banco Central, o aumento dos combustíveis e o pedido dos procuradores da antiga Lava Jato, negado pelo STF, para que a defesa de Lula não tivesse acesso às mensagens da operação spoofing.

Com país em crise e o povo passando dificuldades, o normal seria o parlamento brasileiro votar com urgência projetos que garantissem renda, sustento a população desamparada e medidas para garantir vacina e vacinação em massa!

Mas não foi isso que aconteceu. O projeto prioritário foi a autonomia do Banco Central, que entrega a política monetária, fiscal e cambial, para a coordenação do Mercado. Esta decisão, somada à que permite a dolarização da economia, entrega nosso destino aos interesses internacionais.

A sanha neoliberal de tirar o Estado do povo e entregá-lo ao capital não tem limites nem vergonha. Aí entra o segundo fato: o aumento dos combustíveis. Decorrente da privatização fatiada da Petrobras, do desmonte da estratégia do pré-sal e da sua política de internacionalização de preços – é o povo que paga a conta.

Isso tudo se relaciona ao julgamento ontem, pelo STF, do pedido dos procuradores para que Lula não tivesse acesso às mensagens incriminadoras que trocaram para levar adiante a Lava Jato e a condenação do Lula.

Sim, a Lava Jato. Ela está diretamente relacionada a todas as tragédias nacionais: a autonomia do banco central, a dolarização da economia, a entrega da Petrobras, o aumento dos combustíveis, sem antes ter nos legado a eleição de Bolsonaro.

Foi o conluio, a atuação política de Sérgio Moro e seus procuradores amestrados, em cumplicidade com os grandes interesses políticos e econômicos, a cumplicidade da Globo e da mídia que a segue, que nos trouxeram para esta situação. Na tentativa de destruir Lula e o PT, destruíram o país. Entregaram nossas informações estratégicas a interesses estrangeiros, atuaram ilegalmente com agências internacionais, estraçalharam nossa soberania.

A decisão de ontem, no entanto, abre uma réstia de esperança para começarmos a esclarecer e tentar reverter tudo isso. Buscar justiça, para Lula e para o Brasil.

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal confirmou o direito da defesa do ex-presidente Lula de conhecer as mensagens secretas trocadas entre os procuradores de Curitiba e deles com o carrasco Sergio Moro. Como está sendo revelado nas petições dos advogados ao STF, estas mensagens confirmam o quanto é estarrecedora a farsa judicial que montaram para tirar Lula das eleições de 2018, por meio de uma condenação injusta e uma prisão ilegal que durou mais de 500 dias.

Foi uma importante vitória da defesa, do Direito e da democracia. Essas mensagens esclarecerão muita coisa ao Brasil e com certeza, pelas consequências que a farsa judicial trouxe ao país, aa Lava Jato exige uma investigação aprofundada também por parte do Congresso Nacional.

No caso do presidente Lula as mensagens corroboram o que a defesa apontou ao STF desde novembro de 2018: Moro foi um juiz parcial e os processos decididos pelo seu comando precisam ser anulados.

Agora, falta o STF reconhecer, no julgamento do habeas corpus, o que a sociedade brasileira e o mundo inteiro já sabem: Sergio Moro dirigiu o processo desde antes de sua formalização, desde a condução coercitiva ilegal, violenta e arbitrária de 4 março de 2016, para condenar Lula com objetivos políticos. Para tirar do povo brasileiro o direito de eleger novamente o melhor presidente que este país já teve.

Não há nada que justifique protelar o julgamento da suspeição de Moro por parte do Supremo Tribunal Federal. É o gesto mínimo indispensável para que o Judiciário brasileiro dê um primeiro passo na reconstrução de sua credibilidade, corroída pela Lava Jato de Curitiba e pela cobertura cúmplice que recebeu nas instâncias superiores.

Basta que um cidadão tenha sido vítima para que a Justiça, a verdadeira Justiça, venha em seu socorro. Neste caso, porém, a violência contra Lula atingiu o estado de direito, as instituições da República, a própria democracia. E atingiu criminosamente milhões e milhões de cidadãos e cidadãs, condenados primeiramente ao desemprego, pela destruição de cadeias produtivas estruturantes de nossa economia – em proveito de concorrentes estrangeiras – e em seguida condenados e condenadas a viver sob governos que atacaram os direitos dos trabalhadores e dos aposentados, atacaram políticas públicas de inclusão social e distribuição de renda, que estão transformando o Brasil outra vez num país subalterno, sem presente e sem futuro, que trouxeram a fome de volta ao triste cotidiano do povo.

Mesmo assim, os que tramaram, executaram e sustentaram a farsa judicial, o golpe do impeachment sem crime contra a presidenta Dilma e a condenação ilegal de Lula, os responsáveis por tudo isso ainda buscam meios de mantê-lo refém da injustiça – e manter o país refém do bloco político e econômico nacional internacional que hoje detém o poder. Porque este seria o único sentido de, mesmo reconhecendo o STF a indisfarçável suspeição de Sergio Moro nos três processos em que atuou contra Lula, anular apenas o que foi sentenciado diretamente pelo carrasco de Curitiba.

Esta é a chicana que vem sendo defendida na mídia pelos inconformados com a verdade e suas consequências. Querem que a Suprema Corte, ao invés de resgatar a credibilidade do Judiciário, aprofunde ainda mais esta crise, assumindo e confirmando que o veto a Lula é um veto político. Queremos deixar bem claro: o Brasil não aceitará nada menos do que a Justiça e o Direito para Lula.

Julgamentos como o de ontem no STF, em que a defesa do indefensável e do arbítrio ficou isolada por ampla maioria dos ministros, nos animam a seguir lutando pelo direito e confiando que a Justiça cedo ou tarde prevalecerá. Mas nós não temos o direito de nos iludir com a brutalidade das elites desse país, não podemos esquecer que Lula é e continuará sendo seu maior pesadelo e que tudo farão para tentar adiar o reencontro do povo brasileiro com seu maior presidente, nosso grande líder político.

Na conjuntura de terrível sofrimento que se impõe ao nosso povo, de destruição nacional e do que o projeto de continuidade de Jair Bolsonaro representa, como ameaça permanente à democracia, o PT tem o papel de mobilizar desde já a esperança de superarmos esta situação, unindo as forças democráticas e populares em torno de um projeto de reconstrução para recuperar o Brasil para seu povo.

Se o PT é o pesadelo das elites, é também a esperança do povo.

O PT não pode e não vai esperar que reconheçam os direitos que jamais poderiam ter sido roubados do companheiro Lula para colocar o bloco na rua. Foi esse o recado do presidente Lula. E você, Fernando Haddad, grande companheiro, tem passaporte na sociedade e legitimidade para cumprir esse papel! Tem de de percorrer o país, como percorreu em 2018, junto com outras lideranças partidárias, e levar nosso projeto para o debate com a sociedade e com todos os setores progressistas da política brasileira.

Haddad tem preparo, competência e legitimidade pra ser porta voz dessa mobilização, junto com outras lideranças partidárias que cumprem importante papel na política brasileira, como nossos governadores, senadores, deputados…

O projeto estratégico para o Brasil não pode se perder nos enfrentamentos políticos conjunturais que diariamente fazemos a Bolsonaro e seu governo. Nosso povo precisa e merece saber que tem alternativa para o desenvolvimento do Brasil que não estamos fadados a pobreza, miséria, submissão e dependência.

Precisamos com urgência estabelecer com os demais partidos que compartilham conosco o projeto de um Brasil soberano e justo; artidos que foram parceiros leais em tantas jornadas e nos governos democráticos e populares, que têm suas lideranças legitimamente escaladas. Dizer que queremos renovar o convite para construirmos o caminho da saída dessa crise para o Brasil. Esse convite se estende a companheiros como: Guilherme Boulos, Flávio Dino e também Ciro Gomes e a outras lideranças, que mesmo sem vínculo partidário, pensam no Brasil e seu futuro.

Nós sabemos que ninguém chegará sozinho ao grande objetivo de resgatar a esperança e a democracia no Brasil. Sabemos que todos têm legitimidade para apresentar nomes para conduzir esse debate, mas sabemos também que essa construção não pode começar com imposições e muito menos vetos. Deve começar por um projeto para o país. Todos somos imprescindíveis nessa caminhada de momento difícil, e o PT, por sua história, trajetória nas lutas populares e o legado de governos, ainda mais, o que aumenta nossa responsabilidade.

Agora é hora de chacoalharmos nossa militância, nos organizar territorialmente, prestar solidariedade ao nosso povo sofrido e ir à luta contra Bolsonaro e seu governo. Esse é o campo da oposição firme que dará alternativa para o Brasil!

Chegamos a maturidade com a disposição da juventude. Passamos por muitas coisas nestes 41 anos e nos mantivemos em pé, contrariando a vontade e as apostas daqueles que nos queriam mortos. Quem tem laços com o povo não sucumbe à luta!

Viva a nossa história! Que mais 41 anos venham pela frente!

Viva o Partido das trabalhadoras e dos trabalhadores.

Deputada Federal Gleisi Hoffmann (PR), presidenta do Partido dos Trabalhadores.

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast